Vazamento de dados da Apple acende alerta sobre contratos de sigilo

Foto: Reprodução

Um ex-engenheiro de software da Apple foi processado pela empresa por suposto vazamento de informações confidenciais. Ele teria divulgado dados de futuros projetos para a imprensa, incluindo sobre o headset Apple Vision Pro. O advogado em direito empresarial, Sérgio Vieira, afirmou que o caso acendeu um alerta às empresas: utilização de um contrato de confidencialidade. Conforme explica, a melhor forma de garantir o sigilo de informações é a empresa fazer um acordo assinado. O documento precisa ser elaborado conforme as leis trabalhistas, legislação atual e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados, segundo ele.

“Estabelecer acordos de confidencialidade com funcionários, gerentes e parceiros ajuda a assegurar que informações do negócio permaneçam em sigilo. Isso é essencial para evitar vazamentos de informações estratégicas, proteger segredos comerciais e manter a vantagem competitiva”, disse. No texto, segundo o especialista, deve ser detalhado:

partes envolvidas;

tipo de informação que deve ser protegida;

condições de uso e divulgação;

quais as condições em caso de violação de acordo.

O advogado explica que o vazamento de informações sigilosas pode ser motivo de uma demissão por justa causa. No entanto, em contrato podem ser estabelecidas outras punições.

ENTENDA O CASO DA APPLE

O ex-funcionário da Apple que foi processado é Andrew Aude. O engenheiro de software divulgou detalhes de projetos para repórteres do Wall Street Journal e The Information, segundo a companhia. A big tech diz que descobriu em novembro de 2023 que Aude estava compartilhando conteúdos. Segundo a Apple, o ex-funcionário utilizava o próprio iPhone fornecido pela companhia para se comunicar com repórteres. A companhia pede US$ 25.000 (cerca de R$ 100 mil) em compensação pelos danos.

Durante uma reunião de novembro, a empresa relata que Aude disse que estava sem o smartphone no momento. Depois, ele disse que precisava ir ao banheiro e apagou as conversas com os jornalistas. O colaborador usava o aplicativo Signal para esses contatos. Mas a Apple conseguiu recuperar o histórico dos chats.

Poder 360


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza