Universidade testa bafômetro para maconha

A Universidade do Estado de Washington anunciou que está testando um “bafômetro” para fiscalizar, identificar e medir a quantidade de maconha ingerida por motoristas no País.

Essa pesquisa surgiu por causa da liberação do uso de maconha em alguns estados norte-americanos, o que os levou a estabelecer, por meio de testes, um nível de no máximo cinco nanogramas por mililitro de sangue. Esse nível é considerado seguro para que o motorista não coloque ocupantes do veículo e terceiros em risco.

A ideia é que o sistema consiga medir o nível de THC, que é o ingrediente ativo da Cannabis, pela mobilidade de íons em um spectrômetro quando a pessoa assoprar. Hoje, se um policial suspeitar que a pessoa está guiando um veículo sob efeito de drogas, é preciso exigir um exame de sangue, que leva muitas semanas para ficar pronto.

O responsável pelo projeto, o químico Herb Hill, diz que ainda levará alguns anos até que o sistema esteja perfeito, já que é necessário entender como o entorpecente age e como o corpo de cada pessoa processa a droga. Ainda assim, quando ele estiver pronto, mesmo sem a “sintonia fina”, começará a ser utilizado nos EUA.

 

Estadão

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza