União política promete avançar com projeto de criação da Universidade Federal do Seridó


Na manhã desta segunda-feira (18), a governadora Rosalba Ciarlini participou de uma audiência pública que discutiu os desafios da criação da Universidade Federal do Seridó, uma antiga reivindicação da classe estudantil e acadêmica potiguar e também da própria governadora. Ainda quando era senadora da República, ela apresentou o Projeto de Lei que propôs a criação da instituição acadêmica. A participação da igreja também foi registrada; Dom Jaime Vieira, Arcebispo Metropolitano, foi escolhido como presidente da comissão para a criação da Universidade e discursou durante a audiência sobre a importância educacional e econômica para todo o estado do Rio Grande do Norte.

“Temos que dar passos concretos para a implantação dessa Universidade. É essa instituição que vai garantir o desenvolvimento sustentável para o Seridó e para todo o estado”, assegurou Dom Jaime.

A audiência pública foi proposta pelo deputado estadual Nélter Queiroz e aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa, com a presença de prefeitos da região do Seridó, de deputados estaduais, dos deputados federais Betinho Rosado, Fátima Bezerra e João Maia; do senador José Agripino e do presidente da Câmara Legislativa Federal, Henrique Eduardo Alves.

Atualmente o projeto está parado na Câmara Federal, porém, a governadora acredita que a união política e o empenho da igreja vão conseguir dar andamento a proposição. “Foi muito importante eu ter apresentado este projeto já há alguns anos, porque mesmo parado na Câmara como indicação para o poder executivo, ele vai tramitar com essa imensa força política. Eu acredito que agora com a bancada unida e nesse momento histórico importante para o Rio Grande do Norte, nós vamos conseguir essa universidade e vamos crescer e ajudar uma região que é empreendedora, que tem um potencial muito grande e tem um povo forte, pronto para se desenvolver e liderar oportunidades de emprego e renda”. Rosalba ainda destacou que estará lutando para dar celeridade à criação da Universidade.

O presidente da Câmara Federal reafirmou as palavras da governadora. “O poder executivo vai avaliar todas as possibilidades, a questão orçamentária, questões ligadas ao ministério da Educação. Vamos tentar somar a essa iniciativa do projeto e aproveitar a visita da presidenta Dilma e do ministro da Educação, Aloísio Mercadante, que em abril vêm ao Rio Grande do Norte. Vamos tentar mostrar, convencê-los da importância da criação desta Universidade para o nosso estado. É uma luta que começa e temos que enfrentá-la, um momento político importante que estamos vivendo no cenário nacional e essa é uma oportunidade para tentarmos mostrar que a criação da instituição é uma causa justa para o nordeste brasileiro”.

O Seridó

A região do Seridó sedia, em seu território, um aglomerado de 23 municípios, totalizando uma área geográfica de 9.123,6 km² e uma densidade demográfica de 251.836 habitantes. As principais atividades econômicas incidem principalmente na agropecuária, indústria – sobretudo a extrativa mineral, o artesanato e a gastronomia -, no comércio e nos serviços, estes executados com significativa abrangência pelos entes públicos sediados na Região.

 

Postado por: Jean Souza / BG

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza