A todo custo: Advogado foi preso em Natal ao tentar fugir de blitz empurrando carro

Um advogado foi detido por tentar fugir empurrando o carro de uma amiga que havia sido presa por embriaguez ao volante. Um motorista, de tão alcoolizado, chegou a dormir dentro do veículo. Uma mulher brigou com o marido, e também teve motorista que ficou nervoso e precisou ser algemado. As ocorrências foram registradas na madrugada deste sábado (05) durante mais uma Operação Lei Seca, realizada pela Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito na Av. Engenheiro Roberto Freire, uma das mais movimentadas da Zona Sul de Natal.

Além do advogado, segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, nove condutores foram presos por dirigirem sob a influência de bebida alcoólica e outros 38 motoristas foram autuados administrativamente por infrações de trânsito. Quanto ao advogado detido, o tenente explicou que a amiga dele foi parada na barreira e submetida ao teste de bafômetro. Como o resultado deu positivo, ela foi presa e o veículo dela ficou apreendido.

“O carro já havia sido recolhido e estávamos esperando o guincho para levá-lo ao pátio do Detran. Então esse advogado apareceu com a chave reserva, abriu a porta e saiu empurrando o automóvel até o final da rua para poder ligar e fugir nele”, afirmou. Dentro do veículo, ainda de acordo com a polícia, havia um isopor com gelo e um copo cheio de uma bebida que, pelo cheiro, parecia ser uísque. Os motoristas presos e o advogado foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Zona Sul da cidade, onde pagaram fiança e foram liberados.

Estatísticas
De janeiro a junho mais de 2 mil motoristas já foram autuados, somente na capital, ao serem flagrados dirigindo sob a influência de álcool. Destes, além de responderem administrativamente, 442 condutores foram presos, tiveram as carteiras de habilitação retidas e também responderão criminalmente pelo ato. Somente durante o Mundial, 338 motoristas foram autuados, destes, 48 foram presos (incluindo 10 estrangeiros) por estarem dirigindo após ingerirem bebida alcoólica.

Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue. Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.

Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores. Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.

G1

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza