SESAP realizará estudo técnico sobre custeio de despesas do Hospital de Currais Novos

Prefeitos do Seridó participaram durante toda a manhã desta quarta-feira (22) de reunião com o secretário estadual de saúde pública, Dr. Luiz Roberto Fonseca, em Natal, para discutirem ações que promovam a melhoria na emergência do Hospital Regional “Mariano Coelho”, que atende toda a região do Seridó. Os prefeitos destacaram alguns problemas da unidade de saúde e sugeriram soluções para a “porta de entrada” da unidade. A SESAP afirmou que um dos principais problemas enfrentados pelo HRMC é a utilização da urgência como ambulatório, atendimento básico que deveria estar sendo realizado de forma eficiente na atenção básica dos municípios. “Este Hospital possui característica macrorregional e possui uma das melhores estruturas do Estado”, afirmou Dr. Luiz Roberto, que também destacou a contratação de profissionais aprovados em concurso público para o fortalecimento dos serviços no hospital. O prefeito Vilton Cunha disse que a pactuação dos municípios que utilizam a urgência do Hospital é importante para a divisão das despesas. “Devemos nos unir para o bem de todos que utilizam o Hospital”, afirmou. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, alguns municípios que “invadem” ou ultrapassam o limite da Programação Pactuada Integrada (PPI), não repassam os valores excedidos, e com a nova pactuação determinada após estudo técnico realizado pela equipe da secretaria, os municípios irão repassar os valores referentes a todos os procedimentos efetivados. A SESAP através das equipes da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR) e da Coordenadoria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS) terão 30 dias para realizar um levantamento do impacto do remanejamento da verba para estes municípios dentro da PPI. O estudo será apresentado para análise dos prefeitos e, caso todos concordem, segue para posterior homologação. A proposta, portanto, é rever a Programação Pactuada Integrada (PPI) de acordo com a demanda de atendimentos de cada município e repassar recursos para Currais Novos, para a contratação de clínicos gerais, como forma de garantir o atendimento ambulatorial na porta de entrada do hospital.

Estiveram presentes no encontro os prefeitos de Currais Novos, Vilton Cunha; Acari, Isaías Cabral; Bodó, Francisco Santos (Tinhá); Carnaúba dos Dantas, Sérgio Eduardo; Cruzeta, Erivanaldo Dantas; Cerro Corá, Raimundo Marcelino; Florânia, Janúncio Júnior; Lagoa Nova, João Maria Assunção; Santana do Seridó, Adriano Gomes; e Tenente Laurentino, Francisco Dantas. O vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo, e o controlador do município e presidente da Fundação Pe. João Maria, Hênio Othon, também participaram da reunião.

UPA

O prefeito Vilton Cunha aproveitou a viagem à Natal para visitar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Macaíba, unidade inaugurada há pouco mais de seis meses e que atende cerca de 200 pessoas diariamente. Vilton esteve acompanhado do vice-prefeito João Gustavo e do controlador do município, Hênio Othon, que puderam conhecer as instalações da UPA que é referência na zona metropolitana da capital. A direção da unidade mostrou todas as instalações e serviços prestados na unidade que é do tipo 3, e atende serviços de urgência e emergência. Vilton elogiou a infraestrutura e a dinâmica dos serviços, como o acolhimento e triagem dos pacientes. “A visita foi importante para conhecermos o funcionamento de uma UPA, e assim, adquirimos informações e experiências para planejarmos nossas ações de saúde com a excelência que a população exige”, disse Vilton.

Postado por: Jean Souza / Assecom

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza