Seca diminui produção de queijos no Seridó

 

A forte estiagem que já dura dois anos no Rio Grande do Norte tem causado prejuízos em diversos setores da economia, principalmente agricultura e pecuária. A redução da oferta do leite tem afetado diretamente a produção de queijos e laticínios no Seridó, região que detém a maior bacia leiteira do estado. Ainda sem expectativa de chuvas, o sertanejo se preocupa cada vez mais com o nível dos reservatórios e a possibilidade de não criar pasto para os rebanhos, o que deve agravar mais ainda a mortandade das vacas. 

 

A baixa produtividade de leite afetou uma das maiores produtoras de laticínios da região, a Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Seridó (Cersel). Situada em Currais Novos, a cooperativa tem sido uma das prejudicadas com a queda na produção do leite. 
 
Segundo o secretário da Cersel, Mariano Coelho, a queda na produção de leite na região chegou a 40%, em relação à oferta de 2011. Atualmente, a Cersel está beneficiando apenas 15 mil litros de leite por dia, uma produção bem abaixo da capacidade diária do parque industrial de laticínios, que é de até 70 mil litros de leite. A crise não afeta apenas os grandes. Pequenas queijeiras artesanais da região também passam pela escassez de leite e, consequentemente, redução da produção de queijos. 
 
Postado por: Jean Souza / Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza