Se fosse vivo, o Rei do Baião completaria 100 anos de vida hoje

O Rei do Baião elevou o nome do Nordeste para todo Brasil

13 de dezembro de 2012, data em que o Brasil inteiro comemora o centenário do nordestino Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Nascido em Exu no Pernambuco em 13 de dezembro de 1912, Luiz Gonzaga foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).

Uma das apresentações do Rei do Baião com seu pai Januário em Currais Novos

Gonzagão se apresentou por diversas vezes em Currais Novos, município que tinha muitos amigos, inclusive se hospedando na casa deles quando frequentava a Terra da Scheelita. O artista chegou a ser o “Garoto Propaganda” das lojas A Sertaneja, de propriedade do curraisnovense Radir Pereira.

Diversas homenagens estão sendo feitas pelo Brasil a fora, ao artista que elevou o nome do Nordeste para o mundo. Recentemente, foi lançado um filme que evidenciou sua vida com a do seu filho, Gonzaguinha, também falecido.

Luiz Gonzaga faleceu em 02 de agosto de 1989 em Recife.

Postado por: Jean Souza

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza