SAÚDE: Novo titular da Saúde diz que prioridade será pagar dívidas

José Ricardo Lagreca de Sales Cabral visitou ontem, mais uma vez, a Secretaria Estadual de Saúde.

José Ricardo Lagreca de Sales Cabral visitou ontem, mais uma vez, a Secretaria Estadual de Saúde.

Um dom natural para a gestão. Assim justifica o diretor do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), Ricardo Lagreca, quando questionado sobre o motivo de ter aceitado a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Sabedor das dificuldades e cobranças que enfrentará no cargo, o novo secretário afirma estar preparado e elege como prioridade imediata em seu trabalho a regularização de dívidas com terceirizados e fornecedores, cujos pagamentos estão em atraso.   Segundo dados oficiais, o secretário Luiz Roberto Fonseca passa a batuta da Sesap a Ricardo Lagreca com dívidas que somam aproximadamente R$ 70 milhões – aí se enquadram pagamentos a fornecedores e prestadores de serviço, por exemplo.   Os débitos da pasta constantemente geram transtornos que acabam atingindo a população, seja pela paralisação de profissionais, seja pela falta de materiais básicos como linhas cirúrgicas e gaze para fazer curativos.   Segundo Lagreca, ainda que a realidade de seu trabalho à frente do Huol, por se tratar de um hospital universitário, seja diferente do panorama encontrado habitualmente na Saúde Pública, a estrutura não deixa de fazer parte dos quadros do Sistema Único de Saúde (SUS).   “Realmente é um passo muito importante, mas isso faz parte da minha vida, sou gestor há bastante tempo. Mesmo com a diferença de um hospital universitário, que está preocupado com a formação de pessoas, também existe uma ligação muito forte com assistência. Para ensinar, tem de ter excelência na parte assistencial. Com a participação ao longo do tempo, pude observar como é montado o que hoje se tornou esse desafio”, declarou o novo titular da Sesap.

De acordo com os prognósticos dele, uma das principais metas do trabalho na pasta de Saúde Pública será diminuir as cobranças o máximo possível. Utilizando “prevenção” como a expressão chave norteadora das ações da Sesap daqui por diante, Lagreca contou que o foco do trabalho será voltado para atender as solicitações recebidas.   “À medida que surgirem as demandas, vamos fazer de tudo para esclarecer as reais possibilidades, todos terão respostas claras e transparentes”, garantiu.   A Sesap é uma pasta na qual, tradicionalmente, surgem polêmicas. Sobre os principais assuntos que tiveram repercussão pública recente, como a instauração de ponto eletrônico para os servidores, a construção do Hospital de Trauma e a judicialização dos processos da secretaria, o nome de Robinson para a Saúde garantiu que não haverá mudanças drásticas.   O ponto eletrônico, por exemplo, será mantido exatamente como vem sendo na gestão de Luiz Roberto Fonseca. “Não tenho qualquer intenção de modificar essa questão do ponto. São decisões e instrumentos administrativos necessários à organização da pasta e que já vêm se firmando ao longo do tempo”, concordou.

Cleo Lima - Novo Jornal

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza