Romário cobra “mudança estrutural profunda”

Romário acusa Gilmar Rinaldi de agir com interesses próprios.

Romário acusa Gilmar Rinaldi de agir com interesses próprios.

A partida que representa a decadência do time nacional reverberou nas redes sociais do senador e ex-jogador Romário, que cobra uma “mudança estrutural profunda” no futebol brasileiro. Em sua página no Facebook, o ex-atacante declarou ter se sentido impotente diante das imagens de um ano atrás e afirmou que há alguns anos já sentia o futebol brasileiro se deteriorando. O grande astro do tetracampeonato mundial de 1994 aproveitou para apontar o dedo para desafetos como José Maria Marin, Marco Polo Del Nero, Ricardo Teixeira e Gilmar Rinaldi.

“A chuva de gols deixou todos atônitos em frente à TV. seria replay? Não, infelizmente não era replay. Sentado no sofá, assim como milhões de brasileiros, fiquei triste. Mas tive outro sentimento em particular, aquele que só quem já esteve em campo com aquela camisa poderia sentir: impotência. Não porque eu queria estar em campo, mas porque eu via, já há alguns anos, com uma visão privilegiada, o futebol brasileiro se deteriorando. Sabia exatamente quais eram os motivos e, embora tentasse, não tive força para – sozinho – mudar algo”, escreveu.

“Dentro de campo, o diagnóstico era evidente, pânico e incapacidade de reação dos jogadores. Fora, o problema era bem pior… Uma complexa teia de corrupção que envolvia a CBF, federações, clubes, agentes, empresas de marketing e cartolas. Juntos, eles destruíam nosso futebol… Passado um ano, o quadro de humilhação não mudou. Apenas se agravou: O ex-presidente e atual vice-presidente da CBF, José Maria Marin, está preso na Suíça. O atual, Marco Polo Del Nero, com a corda no pescoço, prestes a ser preso, não tem sequer coragem de deixar o país para acompanhar as competições oficiais. Na mesma situação de investigado, encontra-se Ricardo Teixeira, também ex-presidente da CBF, ainda influente personagem deste jogo sujo. Gilmar Rinaldi, conhecido empresário de jogadores, é o coordenador técnico da seleção, defendendo é claro, seus próprios interesses na convocação de jogadores”, acusou o senador. Romário enfatiza que há jeito de mudar o quadro atual. “Precisamos de uma mudança estrutural profunda”, diz.

Neymar vê a goleada como lição

Neymar garante que não tem vontade de apagar o 7 a 1 da memória. Embora não estivesse em campo no fatídico dia devido à joelhada de Zuñiga que o tirou do Mundial, o craque do Barcelona sentiu a derrota com os demais companheiros, mas prefere encarar a situação como aprendizado. “Eu me vejo nesse grupo que sofreu. Queira ou não, entramos na história por causa disso. Não vamos fugir, já passou. É uma lição”, disse.

A frustração do jogador por não poder fazer a diferença com a amarelinha se repetiu na Copa América. O brasileiro foi expulso e pegou quatro jogos de gancho deixando a concentração da equipe no Chile e voltou para o Brasil. “Eu fui embora porque iria prejudicar meus companheiros. Tudo ia ser notícia. Se eu sorrisse no treino iam dizer que eu não estava com cabeça ali. Se estivesse com uma cara feia, iam dizer que eu estava bravo”, explicou ele.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza