Robinson anuncia construção de 1,2 mil vagas no sistema prisional

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O governador Robinson Faria destacou, durante entrevista à 95 FM nesta segunda-feira (16), a construção de 1,2 mil vagas no sistema prisional potiguar com recursos próprios do Governo do Estado. A medida será viabilizada através da criação de um fundo penitenciário próprio do Rio Grande do Norte.

“Em reuniões internas com vários secretários e órgãos definimos pela utilização de recursos próprios para construir 1,2 mil vagas no sistema prisional. A verba virá através da criação de um fundo para o sistema penitenciário. Esse projeto está sendo tocado em regime de urgência e será encaminhado para a aprovação na Assembleia Legislativa. O fundo poderia ser criado por decreto, mas preferimos criar através de lei”, explicou o chefe do Executivo.

Na entrevista, Robinson também pontuou as ações do Estado a respeito do combate à crise econômica. “Tomamos medidas fundamentais para manter arrecadação. E em 2016, em plena crise, estamos mantendo o crescimento nominal na receita. Nós estamos trabalhando com o foco em manter a economia e vamos gerar emprego. Recebi a ligação do empresário Josué Gomes, filho do vice-presidente José de Alencar, parabenizando nossa gestão por estarmos indo na contramão e apostando em aquecer a economia. Tudo isso aliado à segurança jurídica, com a liberação licença ambiental de forma transparente e com rapidez”, relatou ele.

Ainda respeito da segurança no Rio Grande do Norte, o governador ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado e que entende as críticas e cobranças feitas pela população diante da atual situação em 2016. “Aceito as cobranças e não estou aqui para olhar o passado. Sou realista e sei que o povo tem razão em reclamar, pois sofro junto com todo o povo. Concedemos as promoções de 5,3 mil policiais, a melhoria na estrutura de trabalho e, em breve, a abertura de concurso com mais de 3 mil vagas. Temos confiança total em nossos policiais e vamos vencer essa batalha”, declarou Robinson.

Também foi comentado o encontro entre os chefes de Executivo do Nordeste, marcado para acontecer em Maceió (AL) na próxima quinta-feira (19), para tratar das pautas comuns à região, como a liberação de verbas federais, especialmente com relação ao sistema prisional.

“A existência desse fórum é algo muito interessante para o Nordeste, pois somos a única região do Brasil que é mobilizada desta forma. Temos que dar prosseguimento às tratativas relativas a assuntos comuns, como a verba do Fundo Penitenciário. Vamos ter uma audiência com Ministério da Justiça para uma nova tentativa de liberação desta verba”, destacou Robinson Faria.

Robinson apontou que a questão do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) será tratada diretamente entre os governadores da região Nordeste. O Funpen, gerido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), conta com mais de R$ 2 bilhões que devem ser destinados a melhorias no sistema prisional.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza