Roberto Gurgel se despede do cargo de procurador-geral Eleitoral

Ao final da sessão plenária de ontem (13), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, se despediu do procurador-geral eleitoral Roberto Gurgel, em nome dos demais ministros da Casa, que participou pela última vez da sessão plenária por deixar o cargo amanhã (15), quando termina seu mandato.

 
Em nome do Tribunal, a ministra disse que, durante este período, o procurador-geral eleitoral “honrou o cargo de procurador e o Ministério Público Eleitoral (MPE), com toda a carga que isso representa de esforço, de trabalho, mas principalmente de uma conduta ética, especialmente importante nesta quadra que atravessamos”.
 
Representando os advogados, o ex-ministro do TSE Eduardo Alckmin disse ver com muita tristeza o afastamento de Roberto Gurgel do TSE. “Sua contribuição é uma das mais extraordinárias que o Ministério Público pode dar ao TSE. A sua forma de ser, sempre educado, sempre gentil, mas sem prejuízo de habilidade, me faz secundar as palavras da presidente”, afirmou.
 
Ao agradecer, o procurador-geral eleitoral afirmou que em 2003, quando foi designado para função de vice-procurador, ouviu do ex-ministro Sepúlveda Pertence que o TSE era marcado pela cordialidade. “Foram anos ricos em todos os aspectos. Quando me despedi em 2005 da função de vice-procurador disse que a experiência no TSE ficava entre as mais edificantes”.
 
Sustentou que, após quatro anos no cargo, “mantenho a opinião de que a atuação no TSE é das mais fascinantes da minha carreira no Ministério Público. Ao finalizar, agradeceu à ministra Cármen Lúcia e a Eduardo Alckmin, as “exageradamente generosas palavras, que demonstram que aqui é um local de muita amizade e cordialidade”.
 
A subprocuradora-geral da República Helenita Acioli foi eleita nesta terça-feira (13) para o cargo de vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público. Com a escolha, ela assumirá interinamente a partir da próxima quinta (15) o cargo de procuradora-geral da República.
 

Na quinta (15), termina o mandato de Roberto Gurgel como procurador-geral da República. O nome do novo procurador ainda não foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff. Na ausência do procurador-geral, ele é substituído pela vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público, Helenita Acioli. Roberto Monteiro Gurgel exerce o cargo desde 22 de julho de 2009. 

Postado por: Chagas Mascena – Nominuto.com

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza