RN terá seis cidades no roteiro

Durante o lançamento da Tocha Olímpica, o ministro Henrique Alves e o governador Eduardo Paes posaram para os fotógrafos.

Durante o lançamento da Tocha Olímpica, o ministro Henrique Alves e o governador Eduardo Paes posaram para os fotógrafos.

A partir de maio do próximo ano, o fogo olímpico vai percorrer os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, passando por cerca de 300 cidades, entre elas Natal, Parnamirim, Lages, Angicos, Assu e Mossoró no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, na úlitma sexta-feira durante a cerimônia de lançamento da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, em Brasília. O ministro Henrique Eduardo Alves também participou da solenidade.

O roteiro inclui paradas para pernoite em 82 cidades, entre elas, Natal, onde ocorrem eventos especiais. “A tocha vai ser empunhada por brasileiros e brasileiras, vai ser sentida por todo o país, milhares de pessoas vão participar, milhões vão assistir. Cada um de nós vai se sentir participante desse processo”, disse a presidenta.

Henrique Alves disse que o revezamento será uma oportunidade para revelar parte dos destinos turísticos do país. “Os jogos olímpicos são uma oportunidade de ouro não só para o Rio de Janeiro, mas para o Brasil, de se promover como destino turístico para os brasileiros e no mercado internacional”, afirmou Alves.

O ministro lembrou que, durante a Copa do Mundo, o país recebeu mais de um milhão de turistas estrangeiros. Além das cidades-sede, outros 479 municípios foram visitados. Mais de 95% dos estrangeiros revelaram a intenção de voltar ao Brasil em pesquisa realizada pelo MTur, sendo a Olimpíada apontada como principal motivo de retorno para 65% dos entrevistados.

Entre os destinos percorridos pela Tocha Olímpica, 48 deles são de interesse turístico monitorados pelo Ministério do Turismo em estudo de competitividade. O revezamento atende à estratégia do governo federal de nacionalizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e estimular a participação da população. A chama visitará locais de destaque no contexto nacional, geográfico, histórico e cultural. Ao todo, a tocha percorre mais de 20 mil quilômetros e voa cerca de 10 mil milhas. Ela será levada por cerca de 12 mil condutores, entre atletas, celebridades e pessoas comuns.

A tocha olímpica será acesa em maio de 2016 em Olympia, na Grécia, dando continuidade a uma história de 2.900 anos e chegará ao Maracanã em 5 de agosto. Os Jogos Olímpicos de Amsterdã 1928 foram os primeiros a terem a tocha olímpica na Era Moderna. O revezamento do fogo teve início em 1936 na edição de Berlim da competição.

Sustentatibilidade

Os jogos do Rio querem se destacar na questão da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Por isso estabeleceu critérios para os eventos relacionados a competição.

Tocha, minipiras e medalhas

Todos os objetos serão feitos de material reciclado. Produtos florestais, como madeira, utilizados devem ser compostos de fibra reciclada ou vir de fontes legais e responsáveis, conforme o selo de certificação.

Substâncias e materiais nocivos

O Comitê pede que fornecedores evitem utilizar produtos que exijam, em sua fabricação, distribuição ou descarte, materiais ou substâncias nocivas ao ser humano ou ao meio ambiente.

Embalagens

O Comitê Rio 2016 diz que vai tratar e reciclar os resíduos gerados na preparação e operação dos Jogos.

Energia

O Comitê promete priorizar a aquisição de produtos com alto nível de eficiência energética ou que possibilitem reduções diretas ou indiretas no consumo de energia. A sede, por exemplo, só tem lâmpadas de LED.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza