RN prepara estrutura para receber vacinas contra o novo coronavírus

Com o início da vacinação contra covid-19 pelo mundo, o Rio Grande do Norte acelerou os preparativos para garantir o plano de vacinação. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) garantiu recursos para aquisição de cinco câmaras frias capazes de armazenar as doses para todo o território potiguar.

A estrutura será capaz, inclusive, de manter a vacina Pfizer — a vacina que começou a ser aplicada esta semana na Inglaterra. As doses do inoculante necessitam ser estocadas a temperaturas de 70°C negativos.
Na última segunda-feira 7, o Ministério da Saúde liberou recursos para a rede de frios potiguar. O montante destinado foi de R$ 1,195 milhão. Os recursos devem ser utilizados na compra de câmaras refrigeradas, freezers e outros dispositivos necessários para a campanha de vacinação.

“O dinheiro está praticamente na conta dos estados. Ele chega para que a gente possa investir dentro da rede de frios, no transporte, para preparar toda a infraestrutura do programa de vacinação. Quando chegar a vacina do ministério, a gente vai estar estruturado para distribuir as doses”, disse a subsecretária de Gestão e Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Liane Ramalho.

As unidades serão distribuídas em cinco das seis regionais de saúde do Estado. Além das câmaras, a Sesap vai distribuir todo o material utilizado para a aplicação das doses (seringas, agulhas, algodão, entre outros). “Toda a rede está sendo reforçada para que os equipamentos sejam feitos com esse reforço”, explicou.

O Rio Grande do Norte aguarda doses da vacina do laboratório britânico AstraZeneca e da Universidade de Oxford. A instituição britânica acertou cooperação no desenvolvimento tecnológico e acesso do Brasil à vacina para covid-19.

O acordo prevê a compra de lotes da vacina e a transferência de tecnologia. Serão mais de 100 milhões de doses à disposição da população brasileira. Em terras brasileiras, a tecnologia será desenvolvida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), fundação do Ministério da Saúde.

Prontas, as vacinas poderão ser armazenadas a uma temperatura de 2 a 8 graus celsius, o que é compatível com a atual rede de frios para guarda as imunizações distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O que difere do armazenamento das vacinas da Pfizer e da companhia Moderna. As duas precisam de temperaturas abaixo dos 70 graus celsius para manter a capacidade imunizante.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza