Projeto MPEduc é lançado em Currais Novos; MPF e MP/RN irão realizar nessa primeira etapa audiências e visitas às escolas em três cidades do Seridó

Uma reunião realizada na tarde dessa terça-feira (9) na Escola Humberto Gama, em Currais Novos, marcou o lançamento do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no Rio Grande do Norte, em uma parceria do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MP/RN). Nesse primeiro momento, irão participar do projeto escolas estaduais e municipais das cidades de Currais Novos, Cerro Corá e Lagoa Nova.

Gestores das secretarias municipais, diretores e professores, além de conselheiros escolares e cidadãos, participaram da reunião coordenada pelo procurador da República Bruno Lamenha e as promotoras de Justiça Mariana Barbalho e Iveluska Lemos. Os representantes do Ministério Público explicaram o funcionamento e apresentaram o passo a passo só MPEduc.

Inicialmente será promovido um diagnóstico, através de questionários sobre estrutura, finança e administração das escolas, que serão respondidos pelos diretores, secretários municipais e presidentes dos conselhos escolares. Logo após, os representantes do Ministério Público iniciarão visitas às unidades escolares e promoverão uma audiência pública em cada cidade participante do projeto.

Depois das audiências, serão elaboradas recomendações conjuntas a serem enviadas aos prefeitos e gestores da área da educação, apontando as principais medidas a serem tomadas para a melhoria da qualidade do ensino. Novas audiências serão marcadas, então, para apresentar os resultados. Caso necessário, serão adotadas medidas judiciais contra os responsáveis, quando as recomendações não forem atendidas.

Calendário – A previsão é que no próximo mês de março tenham início as visitas às escolas de Cerro Corá, com a audiência sendo realizada no município no mês seguinte. Em abril também devem ser realizadas as visitas às escolas de Lagoa Nova. Em maio ocorrerão a audiência pública de Lagoa Nova e as visitas às escolas de Currais Novos. Para junho está prevista a audiência em Currais Novos.

Educadores – Na reunião desta terça-feira, muitos professores, diretores e secretários aproveitaram para começar a expor as dificuldades enfrentadas nas cidades. Os participantes ressaltaram a importância do MPEduc em demonstrar que o Ministério Público está atento ao que ocorre no dia a dia das escolas. “Essa aproximação é fundamental para reforçar o controle social sobre a qualidade do ensino”, apontou a diretora da Escola Estadual Querubina Silveira, de Cerro Corá, Ivonise Dantas.

Projeto – O MPEduc é uma iniciativa nacional e incentiva procuradores da República e promotores de Justiça a trabalhem conjuntamente pela melhoria do ensino no país, com foco nas regiões com menores índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

A meta também é levar ao conhecimento do cidadão o seu direito a uma educação de qualidade e seu dever de contribuir para que esse serviço seja adequadamente ofertado. A parceria entre MPF e MP/RN foi firmada no dia 4 de novembro e visa buscar a melhoria da educação básica em todo o Rio Grande do Norte.

O protocolo de intenções local foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima; o procurador-chefe da Procuradoria da República no RN, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes; e a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania, Iveluska Alves Xavier da Costa Lemos.

Conheça mais sobre o projeto: http://mpeduc.mp.br/.

PRRN-Ascom

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza