Privilégios a mensaleiros provocam ciúmes entre presos dentro da cadeia

A realidade mostra que autoridades – ou ex-autoridades políticas – carregam um tratamento especial para dentro dos presídios sem precedentes junto à massa carcerária. O Centro de Internamento e Reeducação é um presídio superlotado, com 1,5 mil detentos. O bloco G da PDF 2, outro destino para presos do semiaberto sem trabalho externo, tem 916 internos, mais do que o dobro da capacidade, em condições piores que as do regime fechado, com banho de sol dia sim, dia não.

Na cela S-13, onde estão Dirceu, Delúbio e outros dois réus do mensalão, sobram vagas. Cinco beliches, com dez camas, são utilizados pelos quatro réus. O mais provável é que os próximos presos por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e em cumprimento de semiaberto sejam enviados à S-13. O presídio tem outra cela semelhante, a S-14, que também poderá ser usada com essa finalidade.

Nenhum outro grupo de detentos está tão seguro quanto o do mensalão. A cela de 20m² está bem próxima do portão gradeado que dá acesso aos blocos e alas. Ao lado estão uma sala de servidores do presídio e a dos agentes penitenciários. Bem próxima está a ala de ensino. Apenas um corredor separa a cela da ala especial destinada a ex-policiais militares e a presos provisórios com curso superior. A administração do sistema penitenciário considera que a cela integra a ala especial, onde 23 quartos abrigam os detentos. Nesta ala, são liberados TVs, eletrodomésticos, uma cozinha e banheiro com pia e vaso sanitário.

Postado por: Eduardo Bezerra

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza