Prefeito Vilton Cunha pedirá urgência na liberação de recursos para adutora em reunião nesta terça, 15, em Brasília

“Currais Novos tem que vencer essa crise”. A declaração do prefeito Vilton Cunha à imprensa local e à TV Assembleia na manhã desta segunda-feira (14), detalha parte do discurso que o gestor municipal terá durante reunião que acontecerá na tarde desta terça-feira (15) em Brasília com a bancada federal do Rio Grande do Norte (deputados e senadores), Governo do Estado, e Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, onde na ocasião os participantes irão pedir que o governo federal libere de forma urgente os recursos para a conclusão da adutora de engate rápido de Currais Novos e Acari. O prefeito Izaías Cabral, de Acari, também deverá participar do encontro.

Durante entrevista ao jornalista Sérgio Farias, Vilton disse que o momento crítico e de calamidade pela falta d’água exige que os governos estadual e federal atuem fortemente para minimizar o sofrimento dos municípios potiguares em crise. “Caso se confirme as previsões de que 2016 será mais um ano de estiagem, teremos um ‘desastre’ que atingirá as populações do semiárido e a economia caso não aconteçam ações urgentes dos governos”, disse Vilton. Sobre as soluções imediatas para amenizar a falta d’água em Currais Novos, o prefeito citou o abastecimento da estação da CAERN por caminhões-pipa e a implantação de chafarizes em diversos pontos da cidade como meios de fornecimento d’água, e, além disso, a “Operação Pipa” na zona rural. “No Ministério vamos pedir que o Governo nos ajude com a Defesa Civil e Exército para melhoramos o abastecimento da zona urbana através da Operação Pipa”, comentou o prefeito.

MAIS AÇÕES

Além dos chafarizes instalados e outros que deverão ser construídos em caráter de urgência essa semana na zona urbana, a Prefeitura de Currais Novos irá construir valões no Açude Dourado para captar água que abastecerão carros-pipa; solicitar ao Ministério da Integração caixas d’água de 5 mil litros para os chafarizes; além de pedir estudos à CAERN e Defesa Civil para que a água da “Operação Pipa” seja captada em adutoras próximas à Currais Novos (Serra de Sant’Ana e Monsenhor Expedito), onde atualmente é feita em Macaíba, o que diminuiria a distância e tempo para o fornecimento d’água às comunidades rurais. Caso haja celeridade na construção da adutora de engate até São Vicente e Florânia neste mês, a captação d’água da adutora Serra de Sant’Ana será mais eficiente para abastecimento de Currais Novos e Acari.

 

ASSECOM

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza