Nordestinos são apontados como os que mais sofrem com hipertensão

 


Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), de 2008, a mais recente sobre o assunto, revela que os nordestinos são os brasileiros que mais sofrem de hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta. Essa doença silenciosa é um dos fatores de risco para infartos e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. Para os especialistas, uma das explicações para esse resultado é a alimentação no Nordeste, que é muito rica em sal. 
De acordo com o médico Carlos Japhét, uma pessoa é considerada hipertensa quando a pressão é igual ou superior a 140 x 90 mmHg. 

Carlos Japhét cita alguns fatores que podem contribuir para o surgimento da hipertensão: "Tabagismo, alcoolismo, obesidade, alimentação muito rica em sódio. As últimas pesquisas mostraram que os nordestinos consomem em torno de 12 g de sódio por dia, quando a orientação da Organização Mundial de Saúde é consumir no máximo 5 g".

Uma forma de combater a hipertensão é começar pela alimentação. A dica é ter uma dieta equilibrada, evitar gorduras e investir nas frutas e nas fibras. "Nordestino adora inhame, cuscuz, batata, macaxeira… Tudo isso pode comer, pois são carboidratos complexos, têm grande quantidade de fibras e a absorção é lenta", aconselha a nutricionista Graça Albuquerque. "É interessante comer fruta, associada a alguma fibra. Mas cuidado, pois apesar de serem saudáveis, algumas frutas têm índice glicêmico alto", completa.

Postado por: Fernanda Gentil / DN Online

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza