NO FERIADO: Doria sanciona lei que cobra ISS de Netflix e Spotify em São Paulo

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), aproveitou o feriado da Proclamação da República para aprovar a cobrança de impostos para serviços de streaming como Netflix e Spotify na capital paulista.

O projeto de lei foi criado pelo Executivo e aprovado pela Câmara Municipal no dia 1º de novembro. Nesta quarta-feira (15), ele foi sancionado pelo prefeito tucano e passa a vigorar na cidade de São Paulo sob o número 16.575/17.

Isso significa que não só Netflix e Spotify, como também todos os serviços de streaming que atuam na cidade terão de pagar uma nova aliquota de 2,9%. Com a lei, a expectativa da Prefeitura de São Paulo é elevar as receitas do município em até 90% do montante atual. A sanção tem efeito imediato, passando a valer já a partir de hoje. A cobrança efetiva, todavia, só deve iniciar em dezembro.

Até lá, o governo federal terá de adequar a legislação federal sobre o tema, apontando que a capital paulista pode fazer a cobrança do chamado Imposto Sobre Serviço (ISS) às plataformas de conteúdo sob demanda.

A notícia encerra o caminho controverso traçado pelo projeto de lei, que recebeu amplo apoio de Doria. Em setembro, o prefeito chegou até mesmo a dizer que a “Netflix é rica o suficiente para não repassar impostos a clientes”. A resposta do serviço de streaming mais famoso do mundo veio na última semana, com ele garantido que não irá cobrar o valor dos clientes – pelo menos por enquanto.

Os demais serviços do gênero ainda não se posicionaram sobre se irão cobrar o novo valor dos assinantes ou não.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza