Mundo

Morre Madeleine Albright, a primeira mulher a ser secretária de Estado dos EUA

Madeleine Albright, a primeira mulher secretária de Estado dos Estados Unidos e principal responsável por orientar a política externa ocidental após a Guerra Fria, morreu nesta quarta-feira (23). Ela tinha 84 anos.

“Estamos com o coração partido em anunciar que a Dra. Madeleine K. Albright, a 64ª secretária de Estado dos EUA e a primeira mulher a ocupar esse cargo, faleceu hoje cedo. A causa foi o câncer”, disse a família no Twitter.

A morte foi confirmada em um e-mail para a equipe do Albright Stonebridge Group, uma empresa de estratégia global fundada por Albright. A ex-secretária foi uma figura central no governo do ex-presidente Bill Clinton.

Ela defendeu a expansão da Otan, pressionou para que a aliança interviesse nos Bálcãs para impedir o genocídio e a limpeza étnica, procurou reduzir a disseminação de armas nucleares e defendeu os direitos humanos e a democracia em todo o mundo.

Em um artigo de opinião do New York Times escrito no mês passado, pouco antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, Albright argumentou que o líder russo Vladimir Putin estaria cometendo “um erro histórico” ao invadir a Ucrânia e alertou sobre os custos devastadores para seu país.

“Em vez de pavimentar o caminho da Rússia para a grandeza, invadir a Ucrânia garantiria a infâmia de Putin ao deixar seu país diplomaticamente isolado, economicamente aleijado e estrategicamente vulnerável diante de uma aliança ocidental mais forte e unida”, escreveu Albright.

CNN Brasil


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza