Morre Madeleine Albright, a primeira mulher a ser secretária de Estado dos EUA

Madeleine Albright, a primeira mulher secretária de Estado dos Estados Unidos e principal responsável por orientar a política externa ocidental após a Guerra Fria, morreu nesta quarta-feira (23). Ela tinha 84 anos.

“Estamos com o coração partido em anunciar que a Dra. Madeleine K. Albright, a 64ª secretária de Estado dos EUA e a primeira mulher a ocupar esse cargo, faleceu hoje cedo. A causa foi o câncer”, disse a família no Twitter.

A morte foi confirmada em um e-mail para a equipe do Albright Stonebridge Group, uma empresa de estratégia global fundada por Albright. A ex-secretária foi uma figura central no governo do ex-presidente Bill Clinton.

Ela defendeu a expansão da Otan, pressionou para que a aliança interviesse nos Bálcãs para impedir o genocídio e a limpeza étnica, procurou reduzir a disseminação de armas nucleares e defendeu os direitos humanos e a democracia em todo o mundo.

Em um artigo de opinião do New York Times escrito no mês passado, pouco antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, Albright argumentou que o líder russo Vladimir Putin estaria cometendo “um erro histórico” ao invadir a Ucrânia e alertou sobre os custos devastadores para seu país.

“Em vez de pavimentar o caminho da Rússia para a grandeza, invadir a Ucrânia garantiria a infâmia de Putin ao deixar seu país diplomaticamente isolado, economicamente aleijado e estrategicamente vulnerável diante de uma aliança ocidental mais forte e unida”, escreveu Albright.

CNN Brasil


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza