Minério de Ferro volta a ser exportado pelo porto de Natal

 

Um produto que movimentou a economia potiguar na década de 80 volta a fazer parte da pauta de exportação no porto de Natal. Pela segunda vez, este ano, o minério de ferro está sendo exportado.

Ao todo vai sair daqui 35 mil toneladas de minério de ferro. Essa é a segunda exportação do ano. A primeira foi no fim de outubro, com 32 mil toneladas. E para 2012 as expectativas são bem maiores.


“A gente precisa negociar com o porto melhorias no píer de atracação de navios, um píer exclusivo para minérios porque hoje está conjugado com contêineres e isso atrapalha a exportação de minério, mas estamos também verificando custos operacionais que hoje estão muito altos em função de não ser um píer exclusivo. Enfim tem uma série de melhorias a serem feitas”, avalia José Geraldo N
eves, diretor de operações.

“Estima-se um aumento gradativo da produção de exportação, que deverá ser dois navios por mês, durante todo o ano de 2012 – completa José Geraldo Neves.

 

Esse aumento na exportação traz uma serie de benefícios para o estado, inclusive para o mercado de trabalho. Só uma operação como esta, que dura 5 a 6 dias, gera uma média de 300 empregos. Mas para que tudo isso aconteça é preciso algumas adequações na estrutura do porto.

Adequações que já estão por vir. O diretor presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte, a Codern explica que uma obra de ampliação do porto já esta prevista, mas que deve ter inicio apenas no segundo semestre do ano que vem.

O edital deve está sendo publicado nesse primeiro trimestre de 2012, já está praticamente finalizado, estamos fazendo pequenas adequações e licitado ainda no primeiro semestre poderá ser iniciada, a nossa previsão melhor que ela possa está sendo iniciada a partir de junho de 2012 – anuncia Emerson Fernandes,diretor-presidente da Codern.

Postado por: Portal In360 / Karla de Lima

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza