Milhares de fiéis comparecem à procissão da padroeira de Natal

 

 

A procissão que marcou na tarde dessa quinta-feira o encerramento da festa de celebração de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, teve forte comoção e intensa manifestação de fé em torno da imagem original de Nossa Senhora da Apresentação, conduzida em carro, envolta por luzes e arranjos de rosas.

Os fiéis saíram da antiga catedral em direção à Catedral Metropolitana, pela Praça Sete de Setembro, rua Ulisses Caldas, rua Mossoró, avenida Hermes da Fonseca, rua Apodi e avenida Deodoro da Fonseca. Músicos e sacerdotes cantavam em um trio elétrico conduzindo a multidão, que acenava à imagem, demonstrando sua forte devoção à padroeira de Natal, em meio ao som de fogos de artifícios por todo o percurso.

Durante o trajeto, era possível ver nas fachadas dos prédios, as pessoas acenando com lenços e balões coloridos à passagem de Nossa Senhora. O trânsito foi interrompido nas ruas próximas à procissão, mas não houve sinal de conflitos nem desentendimento. Agentes da Semob acompanharam as modificações no trânsito, garantindo que o percurso fosse concluído em clima de paz e de festa.

Algumas pessoas se mostravam cansadas, mas sem desistir da caminhada. Foi possível ver algumas delas sendo atendidas por voluntários da Cruz Vermelha em função do cansaço e do calor.

Na Catedral Metropolitana, orquestra e coral receberam com louvores a imagem de Nossa Senhora, por volta das 18h30. A multidão seguia entoando o coro até a apresentação do Pároco da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais, que fez menção às primeiras autoridades presentes.

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, mencionou na homilia, emocionado, a grandeza deste momento para a arquidiocese, que celebra os 260 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora, no Rio Potengi, o encerramento do Ano da Fé e o anúncio do lançamento da campanha Catecismo nos Lares. O arcebispo começou sua fala citando o problema da violência para a sociedade nos dias de hoje, e da sua emoção ao ver na madrugada desta quinta-feira, na celebração da missa campal, na Pedra do Rosário, orações espontâneas em favor do fim da violência em nossa cidade.

O arcebispo citou ainda a importância deste novo momento para a igreja no mundo, ressaltando a eleição do Papa Francisco, que, segundo ele, traz esperança de renovação eclesiástica e convoca a igreja a se posicionar frente ao enfrentamento dos problemas do mundo moderno. Dom Jaime também destacou a fé do povo norte-riograndense durante toda a celebração da Festa de Nossa Senhora, ao afirmar que tomou conhecimento da participação de pessoas vindo do extremo oeste do Estado para se congregar neste momento importante para o calendário religioso da capital.

O Arcebispo disse ainda que toda essa reunião é importante porque reforça a identidade da fé católica, dos devotos de Nossa Senhora e evoca um sentimento de indignação e, ao mesmo tempo, disposição para enfrentar os problemas do dia a dia pela igreja, que pretende ser a diferença no mundo, olhando pelos pobres e marginalizados.

Tereza Cristina é fiel da paróquia de Santa Terezinha. Bastante emocionada com as palavras do Arcebispo, ela avalia a festa como a melhor possível: “O momento hoje pede isso, que a mensagem da igreja resgate os fiéis para fazer do mundo um lugar melhor”, disse. Já Natália Sardi, integrante do movimento católico Juventude Missionária, explica que é importante pensar a respeito da missão da igreja em todo o mundo e se diz especialmente emocionada por poder presenciar a procissão com a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, o que para ela, traz maior alegria e beleza à festa.

Postado por: Eduardo Bezerra

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza