Mesmo com decisão judicial, bebê espera cirurgia cardíaca há 3 meses

A bebê Elisa Teixeira, que aguarda por cirurgia no coração (Foto: Érica Teixeira/Arquivo Pessoal)

A bebê Elisa Teixeira, que aguarda por cirurgia no coração (Foto: Érica Teixeira/Arquivo Pessoal)

Nascida com síndrome de Down, a bebê Elisa Sofia da Silva Teixeira, de 3 meses, aguarda desde que nasceu por uma cirurgia para tratar uma anomalia no coração em Brasília. Mesmo com mandado da Justiça obrigando a realização do procedimento, a criança nunca conseguiu respirar sem ajuda de aparelhos e espera por um leito de UTI desde então no Hospital Regional de Ceilândia. A Secretaria de Saúde informou que não há vagas disponíveis.

Segundo a irmã de Elisa, a securitária Érica Teixera, a criança já sofreu duas pneumonias durante a espera pela cirurgia. “A Justiça diz que ela tem que ser internada urgentemente, mas a secretaria diz que não tem vaga. O problema é que ela corre risco de vida enquanto não fizer a cirurgia.”

Ainda de acordo com Érica, a mulher do pai dela – mãe da menina – também está no hospital desde que o bebê nasceu. “Na minha opinião, uma das opções seria autorizar a internação da Elisa em um hospital particular e depois pagar”, afirmou a mulher, de 28 anos.

Elisa Teixeira, com tubos de oxigênio para ajudar a respirar (Foto: Érica Teixeira/Arquivo Pessoal)

Elisa Teixeira, com tubos de oxigênio para ajudar a respirar (Foto: Érica Teixeira/Arquivo Pessoal)

Questionada, a Secretaria de Saúde respondeu que Elisa está em tratamento com uso de antibióticos e aguarda vaga para leito de UTI no Instituto de Cardiologia do DF. Segundo a pasta, o caso dela é de “prioridade um”, por haver determinação da Justiça. Até a última quarta-feira (27), no entanto, havia cinco outras crianças na mesma situação, disse a secretaria.

Ao todo, a rede pública tem oito leitos de UTI contratados com o Instituto de Cardiologia do DF – seis são para cirurgias de pacientes mais graves, e dois, para cirurgias.

A secretaria afirmou procurar ativamente por leitos de UTI em unidades próprias, conveniadas e contratadas, além de buscar espaços em hospitais privados não contratados. O instituto declarou que é a secretaria quem encaminha os pacientes que precisam ser operados.

G1

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza