Laudo diz que Roberto Jefferson não precisa de prisão domiciliar

O laudo médico dos três oncologistas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que examinaram o ex-deputado Roberto Jefferson atesta que o delator do mensalão não teria necessidade de permanecer em casa. Com base nesse laudo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, vai decidir se concede ou não prisão domiciliar a Jefferson.

A assessoria de imprensa do ex-deputado confirmou que os advogados tiveram acesso ao laudo. O documento, de 4 de dezembro, afirma que não foi encontrada “qualquer evidência” do câncer de que Roberto Jefferson se tratou; o delator do mensalão fez uma cirurgia em 2012 para retirar um tumor no pâncreas. “Do ponto de vista oncológico, esta junta não identifica como imprescindível, para o tratamento do sr. Roberto Jefferson Monteiro Francisco, que o mesmo permaneça em sua residência ou internado em unidade hospitalar”, informa o laudo médico, assinado por Carlos José Coelho de Andrade, Rafael Oliveira Albagli e Cristiano Guedes Duque, do Inca.

A defesa de Jefferson argumenta que seu pedido de prisão domiciliar não é motivado pelo câncer, mas pelas complicações metabólicas e restrições alimentares após o tratamento da doença. A situação de Jefferson ainda está nas mãos do Ministério Público Federal. O laudo foi encaminhado ao procurador-geral, Rodrigo Janot, que deve elaborar parecer sobre o estado de saúde do ex-deputado, condenado a sete anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Situação de Genoino

Além do caso de Jefferson, Joaquim Barbosa também precisa decidir a situação do ex-presidente do PT José Genoino. No caso de Genoino, Janot já emitiu parecer recomendando que o petista, por falta de estrutura no presídio de Brasília, seja mantido em prisão domiciliar por pelo menos 90 dias. A defesa de Genoino voltou a insistir que o estado de saúde do ex-deputado não permite que ele retorne à Papuda. Na petição, contesta o laudo da UnB e reforça a tese de que o condenado tem saúde delicada.

Barbosa ainda decide esta semana se segue o parecer do Ministério Público Federal e determina a prisão de mais um deputado envolvido no mensalão. Na última sexta-feira, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão imediata do deputado Pedro Henry (PP-MT), condenado a sete anos e dois meses de cadeia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Se for decretada a prisão de Pedro Henry, o deputado também poderá renunciar ao cargo, como fizeram Valdemar Costa Neto (PR-SP) e José Genoino. Henry tem que cumprir pena em regime semiaberto e pode ser conduzido ao Centro de Internamento e Reeducação (CIR), no Complexo Penitenciário da Papuda, onde já estão detidos outros presos do mensalão como os petistas José Dirceu e Delúbio Soares, o próprio Valdemar Costa Neto, e os ex-deputados Pedro Corrêa, Bispo Rodrigues e Romeu Queiroz.

Henry entrou com embargos infringentes para contestar as condenações. Mas o procurador-geral considerou que o condenado não tem direito ao recurso porque não teve pelo menos quatro votos por sua absolvição.

Barbosa também está prestes a decretar a prisão de Rogério Tolentino, ex-advogado de Marcos Valério. Ele foi condenado a seis anos e dois meses de prisão por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

No dia 15 de novembro, o presidente do STF decretou a prisão dos primeiros 12 condenados, sendo que só um não foi preso: o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que fugiu para a Itália. Na semana passada, foram mais quatro: Valdemar Costa Neto, Bispo Rodrigues, Pedro Corrêa e o ex-dirigente do Rural Vinicius Samarane.

Esta semana, a PF deve transferir para BH Simone Vasconcelos, ex-gerente das empresas de Marcos Valério, e Kátia Rabello, ex-presidente do Rural.

Postado por: Eduardo Bezerra / BG

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza