Kelps questiona projeto de remanejamento orçamentário do Governo

Foto: João Gilberto.

Foto: João Gilberto.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (27), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o deputado Kelps Lima (Solidariedade) questionou o Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado ao Legislativo que propõe autorização para remanejamento de 10% do Orçamento do Estado.

“Desde o orçamento anterior o Governo já havia solicitado à Assembleia uma margem de manobra de 15% para usar o ano inteiro de 2016 em possíveis imprevistos. Agora, nós ainda estamos em abril e o Governador já quer mais 10%”, disse Kelps Lima.

O parlamentar alegou que enquanto foi presidente do Legislativo, Robinson Faria (PSD) concedeu apenas 5% de margem para o então Governador Iberê Ferreira de Souza sob a justificativa de que não havia necessidade. “Esse projeto despacha e inutiliza a Assembleia Legislativa. O mínimo que temos que fazer aqui na Casa é fazer valer a nossa prerrogativa. Nós vamos dar um cheque em branco ao Governador?”, questiona.

Ainda em pronunciamento, o deputado Kelps Lima também lamentou a possibilidade de atraso no pagamento do funcionalismo público estadual. “Pode atrasar do dia 5 para o dia 10, mas a tendência é piorar. Recebi informação sobre a possibilidade de parcelamento do salário do mês de junho”, concluiu.

Em aparte, o deputado George Soares (PR) comentou a decisão da Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF), que analisou o Projeto de Lei e aprovou nesta quarta-feira o remanejamento orçamentário de 6%, ao invés dos 10% propostos pelo Governo.

“Votei favorável aos 6% pois entendo que o momento financeiro é crítico, mas alerto aos secretários de planejamento e finanças que para o Orçamento 2017 prestem mais atenção ao que estão enviando para esta Casa. Façam o melhor. Aperfeiçoem o Orçamento do Estado para que isso não volte a acontecer”, declarou.

O deputado Tomba Farias (PSB) também cobrou melhor planejamento por parte dos que fazem o Governo quanto à elaboração do Orçamento do Estado. “Por que será que entra e sai Governo e o Orçamento do Estado todo ano passa por problemas de remanejamento? O Executivo Estadual precisa se planejar para enviar a esta Casa um orçamento mais enxuto e realista”, falou Tomba.

Ao final do pronunciamento, o deputado Hermano Morais (PMDB) demonstrou preocupação com o assunto. “Preocupa-me que, com o remanejamento livre do orçamento, estejamos concedendo uma condição para que o Executivo não mais se reporte ao Legislativo”, comentou.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza