Juiz manda separar presos por crime, não por facção: “Detentos não mandam nos presídios”

Contrariando a medida adotada pela Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) que vinha separando os detentos de acordo com a facção criminosa da qual fazem parte, o juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, titular da Vara de Execuções Penais de Natal , decidiu separar os presos baseado nos crimes que cometeram. O magistrado argumenta que está cumprindo o que estabelece o artigo 84 da LEP (Lei de Execuções Penais).

Até o final da tarde desta quinta-feira (22), cerca de 200 presos da capital potiguar devem ser transferidos. “O objetivo da divisão é evitar brigas e mortes, por que a divisão que vinha sendo feita só fortalece as facções. Nenhum preso deve ser obrigado a entrar numa facção, até porque isso também é crime. Os presidiários não mandam nos presídios. Ou se comportam, ou terão que fazer correlação de forças para sobreviverem, não matando uns aos outros”, disse o juiz.

Segundo Henrique Baltazar, as transferências envolvem apenas presos que ainda aguardam julgamento, hoje detidos no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes (Cadeia Pública de Natal) e nos Centros de Detenção Provisória de Candelária, Potengi, Ribeira, Zona Norte e Pirangi.

Para os casos de estupro, Baltazar acrescentou que os presos serão levados para o CDP de Nova Parnamirim, que fica na região Metropolitana da capital. E para os crimes de homicídio, ainda não ficou definido para qual unidade os presos serão transferidos.

 

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza