Juiz decreta prisão preventiva de delegado suspeito de fraudes no RN

A Justiça do Rio Grande do Norte decretou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva de três suspeitos de participação em um esquema de desvio de recursos e fraudes do Instituto da Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). Tiveram a prisão temporária convertida em preventiva – de 30 dias – o delegado Olavo Dantas Medeiros, uma advogada e uma terceira suspeita.

Ao argumentar na decisão, o juiz Raimundo Carlyle, da 4ª Vara Criminal de Natal, falou sobre o risco do delegado Olavo Dantas Medeiros “cometer novos delitos” e “representar riscos” ao andamento do processo. “Há nos autos elementos seguros de que pairam ameaças às pessoas que eventualmente colaborem com esta investigação”, diz a decisão.

Os três suspeitos foram presos na operação ‘Prata da Morte’, realizada pela Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deicot) em 8 de julho deste ano. Além deles, foram detidas outras duas pessoas.

De acordo com as investigações, conduzidas pelos delegados Laerte Jardim e Aldo Ribeiro, uma das fraudes foi comprovada e motivou os mandados de prisão e de busca e apreensão cumpridos. A pensão é de um ex-auditor fiscal do Estado, falecido em 2010. O filho do ex-funcionário público foi um dos detidos como suspeito pelo crime.

A Polícia Civil acredita que o esquema seja bem maior e investiga indícios de fraudes em pelo menos 30 pensões por morte.

Segundo a polícia, a advogada presa na operação teria sido responsável pela realização de um inventário administrativo no 5º Cartório do Alecrim e pelo levantamento do dinheiro que estava depositado na conta do falecido, através de um alvará judicial obtido de forma ilegal.

Os documentos foram fraudados para que os suspeitos ficassem com o dinheiro da pensão. Além da pensão, os suspeitos teriam recebido R$ 240 mil que estava depositado na conta do auditor. O esquema já teria desviado cerca de R$ 600 mil, conforme repassado pela Polícia Civil.

Os indícios de novas fraudes foram encontrados nos documentos apreendidos nesta quarta nas casas dos suspeitos. Todos foram ouvidos na Deicot, mas a Polícia Civil não revelou o conteúdo dos depoimentos.

 


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza