Ibama e PRF prendem 44 pessoas no interior do RN

 

A Polícia Rodoviária Federal – PRF e Ibama realizaram entre os dias 26 de Setembro e 03 de Outubro a Operação Ambiental Potiguar com o objetivo de coibir crimes contra o meio ambiente.

 

Resultado da operação: Seis feiras livres foram abordadas: Santa Cruz, Passa e Fica, Macaíba, Ceará-Mirim, Bom Jesus e Nova Natal, sendo presas 44 pessoas por comercialização de animais silvestres e dois por comercializar armas artesanais de fogo para caça. Ao todo foram apreendidos 453 aves silvestres vivas, algumas espécies inclusive ameaçadas de extinção, e 16 animais silvestres mortos. Dentre os animais apreendidos vivos, tinham alguns bem debilitados.

 

Os principais crimes flagrados foram o transporte de madeira sem o DOF – Documento de Origem Florestal, ou seja, extraídas ilegalmente, e a venda de animais silvestres em feiras livres. Várias evidências chamaram atenção como o fato da madeira estar sendo retirada quase que na sua totalidade por moto serras o que acelera a extração, não dando muitas vezes tempo para a vegetação se recuperar, acelerando com isso a desertificação.

 

Os levantamentos para a operação foram iniciadas há cerca de trinta dias após algumas denúncias anônimas tanto para a PRF quanto para o Ibama,  e também por informações surgidas durante as apreensões realizadas nas rodovias federais.

É importante destacar que os crimes ambientais, em particular o tráfico de animais silvestres é responsável pela movimentação da quarta maior quantia de recursos ilícitos no mundo.

Postado por: Karla de Lima / Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza