Explosões deixam 75 mortos em centros comerciais de Bagdá

Explosão de carro-bomba em uma zona comercial de Bagdá em abril deste ano.

Explosão de carro-bomba em uma zona comercial de Bagdá em abril deste ano.

Dois centros comerciais foram atacados no início deste domingo (3) em Bagdá, e pelo menos 75 pessoas foram mortas e outras 135 ficaram feridas, de acordo com autoridades. Os ataques foram reinvidicados pelo Estado Islâmico (EI) através das redes sociais do grupo terrorista.

Um membro do EI detonou o veículo que conduzia no meio de uma multidão perto da sorveteria Yabar Abu aL Sharbat, na região de Al Karrada. Mais popular e antiga sorveteria da capital iraquiana, a sorveteria estava muito movimentada no horário do ataque.

A explosão incediou e por consequência destruiu várias lojas da região, onde a maioria da população é xiita.

Pelas redes sociais, o EI garantiu que os alvos do ataque eram os xiitas. Eles avaliaram que cerca de 40 pessoas morreram e em 80 ficaram feridas e disseram que “com a permissão de Deus prosseguirão os ataques dos mujahedins contra os renegados”.

No local do atentado, o primeiro-ministro do país, Haidar al Abadi, afirmou que os terroristas “após terem sido esmagados nos campos de batalha cometem ataques com explosivos em uma tentativa desesperada”.

Um outro carro-bomba explodiu no mercado popular Shalal, que fica na região de Al Shaab, no nordesde de Bagdá, onde a maioria da população também é xiita e causou a morte de um civil, além de ferir outros cinco e atingir diversas lojas.

O Iraque trava uma luta contra o EI desde junho de 2014, quando o grupo terrorista assumiu amplas regiões do norte e do centro do país e proclamou um califado.

iG

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza