EUA pressionam na ONU por novas sanções à Coreia do Norte

Os Estados Unidos e seus aliados europeus e japoneses anunciaram nesta segunda-feira que negociam outra série de sanções da ONU contra a Coreia do Norte, embora a posição de Pequim e Moscou, ambos com direito de veto, seja incerta.

O oitavo pacote de medidas deve ser submetido a votação do Conselho de Segurança no dia 11 de setembro, segundo a embaixadora americana nas Nações Unidas, Nikki Haley.

É necessário que a ONU tome “as medidas mais fortes possíveis”, declarou durante a sessão de emergência do corpo executivo da organização, no dia seguinte de um sexto teste nuclear norte-coreano.

O clima é particularmente tenso, depois que Pyongyang desafiou resoluções da ONU ao realizar neste domingo um teste com uma bomba de hidrogênio de uma potência sem precedentes e, ao que tudo indica, se preparar para outro lançamento de míssil balístico.

A bomba é cinco vezes mais potente que a do teste anterior realizado pela Coreia do Norte e três vezes mais do que a lançada pelos Estados Unidos sobre Hiroshima em 1945, segundo dirigentes sul-coreanos.

“Já é muito”, disse Haley, que acusou o líder norte-coreano Kim Jong-Un de “suplicar por uma guerra”.

“A guerra não é algo que os Estados Unidos queiram. Não a queremos agora, mas a paciência de nosso país não é ilimitada”, advertiu.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza