Estudo diz que Brasil precisa fazer 21 000 km de vias duplicadas para dar competitividade à economia

Nove estados brasileiros não têm nenhum quilômetro sequer desse tipo de rodovia. No total, a malha brasileira é de 212 000 quilômetros de vias pavimentadas — quase um vigésimo da extensão americana, de 4,2 milhões. Dotar o Brasil de uma infraestrutura do nível americano parece utópico, mas é possível tirar uma boa parte do atraso em tempo relativamente curto.

 
Um estudo inédito da consultoria Bain&Company com uma proposta factível e que melhoraria, em muito, a situação do transporte no país. O estudo defende a duplicação de 21 000 quilômetros de rodovias já existentes. Isso aumentaria a extensão de estradas com duas pistas para 32 000 quilômetros. 
 
“Ainda é menos da metade da malha americana de autoestradas, mas já teríamos uma in­fraestrutura com qualidade mínima para atender a economia brasileira”, afirma Fernando Martins, sócio da Bain&Company e autor do estudo.
 
O custo do empreendimento é calculado em 250 bilhões de reais — um quarto do valor gasto para a execução do plano de Eisenhower. As obras poderiam, pelo menos no campo da teoria, ser concluídas em até oito anos — desde que não parem nos velhos entraves burocráticos nem na demora excessiva para a obtenção de licenças ambientais.
 
Postado por: Jean Souza / Exame

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