Em e-mail enviado a Paulo Roberto Costa, Venina Velosa faz desabafo

Venina Velosa, então gerente executiva da Petrobras, ao lado do ex-vice-presidente José Alencar, em março de 2007.

Venina Velosa, então gerente executiva da Petrobras, ao lado do ex-vice-presidente José Alencar, em março de 2007.

Em um e-mail enviado no dia 16 de janeiro de 2009 pela então gerente da Petrobras, Venina Velosa, ao ex-diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, numa mensagem classificada como “confidencial”, Venina teria alertado Graça Foster sobre irregularidades, faz elogios a Costa e um desabafo.

Nos primeiros parágrafos do e-mail, ela demonstra gratidão. Diz que desde 1999, quando conheceu o então diretor, teve muitas oportunidades de crescimento. Destaca que “tendo a sorte de trabalhar com ele, saí de uma situação de extrema pobreza e dificuldade na infância para o cargo de gerente executiva da Petrobras, atuando na diretoria de abastecimento”.

Ela lembra a parceria que os dois formavam e ressalta que nunca foi desleal. Porém, reclama:

“Nos últimos tempos tenho vivido momentos difíceis… diariamente me deparo com situações que geram um grande conflito de valores. Não vou entrar em detalhes porque sei que você sabe do que estou falando”.

Ela acrescenta:

“Quando me deparei com a possibilidade de ter de fazer coisas que supostamente iriam contra as normas e procedimentos da empresa, contra o Código de Ética e contra o modelo de gestão que implantamos não consegui criatividade para isso. Foi a primeira vez que não consegui ser convencida a fazer. Não consegui aceitar a forma. No meio do diálogo caloroso e tenso ouvi palavras como ‘covarde’, ‘pular fora do barco’ e ‘querer me pressionar’. Confesso que eu esperava mais apoio e um pouco mais de diálogo”.

Apesar de estar incomodada com a situação, ela diz que creceu na diretoria de Abastecimento:

“Jamais foi a minha intenção forçar a implantação de alternativas de forma irresponsável, sem entender o contexto e abrangência das consequências, o que te colocaria numa situação difícil. Durante o período que trabalhei na diretoria da Abastecimento, eu ‘cresci’ e entendo perfeitamente o contexto político do nosso negócio. Naquele momento em que expus meu ponto de vista eu queria dizer que aquela forma poderia nos colocar numa situação de risco e numa exposição desnecessária.”

Venina termina o e-mail dizendo que não prejudicaria Paulo Roberto Costa. O documento, que foi anexado em comissão interna da estatal, será analisado pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

O Globo

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza