É admitido pelo Governo do Estado a previsão de inverno com chuvas medianas ou acima da média

O governo estadual autorizou, oficialmente, o relatório enviado à atual governadora Rosalba Ciarlini, onde a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, EMPARN, notifica as primeiras previsões do inconstante clima para o período de inverno, este que provavelmente se estenderá de fevereiro a maio do presente ano, no Rio Grande do Norte, tendo como precipitações de chuvas variantes de 535 milímetros a 1.554 mm, dependendo da região.

 

De encargo da Gerência de Meteorologia da EMPARN, o relatório comenta que há intenção de chuvas nos próximos quatro meses, devido às condições oceânicas e atmosféricas, podendo variar em torno da “normal histórica sobre o setor semiárido do Estado”. No documento também foi ressaltado que o Semiárido Potiguar apresenta como característica alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos, significando que certas localidades poderão auferir uma quantidade de precipitação maior do que outras.


Para Gilmar Bristot, um dos metereologistas da EMPARN, o monitoramento das chuvas, consequentemente, favorecerá a área de recursos hídricos, como por exemplo, ser informado se, caso chova 10% acima da média já vivenciada outrora, quanto de áreas podem ser alagadas nas regiões  mais propícias a inundações, como os Vales do Apodi e do Açu.


No período de inverno normal, em fevereiro chove uma média de 60 mm na região Agreste e acima de 100 mm no Oeste e parte do Seridó. Em março, chega a chover 300 mm  no Alto Oeste. Em abril, a média fica entre 150 mm e 2700 mm no Alto Oeste.

 

Postado por: Geyse Bárbara

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza