Dobra o número de acessos à internet via smartphones

Recorrer aos smartphones para decidir o que, onde e como comprar tem se tornado uma prática cada vez mais comum no Brasil. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Google divulgada nesta terça-feira. Em um ano (de maio de 2014 para o igual mês de 2015), houve um aumento de 112% no número de acessos a internet por meio de aparelhos móveis no Brasil. Segundo o gigante da tecnologia, as taxas de conversão via smartphone, quando o consumidor fecha a sua compra pelo dispositivo, aumentaram 74% no mesmo período.

“Não entramos mais na internet. Vivemos nela. Os smartphones viraram um ambiente de negócios. Isso ainda não é muito explícito, mas estamos trabalhando para que as empresas e as marcas entendam esse fenômeno”, afirmou o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, reforçando a importância de os empresários brasileiros buscarem surfar nesta onda.

A mudança no comportamento do consumidor está ligada à proliferação de smartphones entre os brasileiros. A quantidade de aparelhos conectados pulou de 10 milhões em 2010 para 93 milhões em 2015. “É um mundo de pessoas conectadas o tempo todo. O que podemos fazer com isso? Interpretar o consumidor por meio dos momentos nos quais ele se conecta com a gente”, disse Coelho, durante a apresentação dos dados.

Segundo o estudo, 80% dos donos de smartphones no país usam os aparelhos para pesquisar sobre a compra de um produto ou serviço. O Google esmiuçou esse dado para especificar como cada consumidor age em sua consulta ao mobile: 74% dos usuários recorrem aos aparelhos para pesquisar sobre um determinado produto dentro de uma loja; 69% pegam o celular no meio de uma conversa para obter mais informações sobre algo que foi dito; e 65% usam o dispositivo para conhecer mais sobre uma mercadoria que viram em um comercial de televisão.

A pesquisa foi feita entre junho e agosto deste ano com mais de 1.200 usuários de smartphones, pertencentes às classes A B e C das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

O presidente do Google ainda afirmou que, dada a atual situação econômica de alta inflação e avanço do desemprego, o brasileiro tem pesquisado mais antes de comprar o que deseja. “O bolso apertado faz as pessoas procurarem soluções mais inteligentes”. Segundo a pesquisa, o tempo médio de visita do internauta brasileiro a uma página na internet é de 4 minutos, o que representa uma queda de 9% em relação a maio deste ano e o mesmo mês de 2014. Isso significa que o internauta está se deslocando de um site para outro mais rapidamente, diz Coelho.

Segundo ele, diferentemente de usuários de outros países, o brasileiro é “hiper social”. Ou seja, ele gosta de compartilhar a sua experiência com outras pessoas, gravar o que viveu ou consumiu – daí o sucesso das redes sociais no país. Segundo estudo, houve um aumento de 72% de buscas no YouTube relacionadas a videos de “como fazer” determinada coisas. Exemplos: Como preparar um bolo, consertar uma pia ou fazer uma boneca. No pimeiro semestre deste ano, mais de 2 milhões de horas desse tipo de conteúdo foram assistidas no Brasil – metade delas por meio de dispositivos móveis.

 

Veja

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza