Dilma quer Constituinte para a reforma política

A presidenta Dilma Rousseff propôs nesta segunda-feira durante reunião emergencial com os governadores dos Estados e prefeitos das capitais a realização de um plebiscito que autorize a convocação de uma Assembleia Constituinte específica para fazer a reforma política.“Quero, neste momento, propor o debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de processo constituinte específico para fazer a reforma política que o País tanto necessita”, afirmou Dilma. 

 
Segundo a presidenta, “o Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está”. A reforma política, segundo ela, deverá ampliar a participação popular e os horizontes da cidadania. Além disso, destacou mais 5 pontos:
 
1- pacto pela responsabilidade fiscal nos governos federal, estaduais e municipais, para o controle da inflação;
 
2 – pacto pela reforma política: incluindo um plebiscito popular sobre o assunto e a inclusão da corrupção dolosa como crime hediondo. 
 
3 – pacto pela saúde: "importação" de médicos estrangeiros para trabalhar nas zonas interioranas do país e mais vagas para estudantes de medicina.
 
4 – pacto pelo transporte público: a presidente anunciou que o governo destinará 50 bilhões de reais a novos investimentos em obras de mobilidade urbana.
 
5 – pacto pela educação pública: 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação e 50% dos lucros do pré-sal para a educação.
 
 

 

Postado por: Jean Souza

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza