Devido a seca, produção agrícola do RN será uma das piores dos últimos anos

O Rio Grande do Norte deverá registrar um dos piores anos agrícolas da década, este ano, pressionado pela ausência de chuvas, que vem prejudicando a atividade rural em toda a região. A projeção é do analista de Mercado de Produtos Agrícolas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no estado, Luís Gonzaga. De acordo com ele, só 12% da área disponibilizada para o plantio de grãos no RN foi cultivada até o momento. O índice costuma ultrapassar 90%, no período, quando o clima é favorável. 

Diante do cenário, o analista estima que haverá queda na produção, em relação ao ano passado, mas não arrisca em quanto. As culturas de feijão e milho serão, segundo ele, as mais afetadas.

De forma global, a produção de grãos no estado, de acordo com levantamento realizado pela Conab em março, deve cair 3,5%. No caso do algoo em pluma, a queda chega a 37,5%, a maior da região. O recuo na produçã torna o Rio Grande do Norte, grande importador de grãos, ainda mais dependente da safra dos outros estados e ainda mais vulnerável a oscilações de preço.

o é só no estado, porém, que haverá perdas. Nacionalmente, a produção de grãos deverá cair 2,2% este ano, segundo projeções divulgadas pela Conab. Apesar da retração, o volume produzido ficará dentro da normalidade. No Nordeste, porém, a situação continua indefinida.

Postado por: Jean Souza / Com informações Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza