Curraisnovense reabre “Nemesio Restaurante” com velha tradição e novo estilo

Uma história de quase 60 anos continua seu curso. A casa mais tradicional da Avenida Rodrigues Alves, em Petrópolis, reabre suas portas com nova cara, novo cardápio, e quase o mesmo nome: o Nemesio Restaurante agora é o Don Nemesio, homenagem clara ao fundador Nemesio Morquecho, o espanhol que em 1954 pôs tempero hispânico no roteiro gastronômico natalense, com o histórico Granada Bar, na Cidade Alta. O restaurante segue sob o comando de seu filho, Pio Morquecho e do curraisnovense Diego Galvão, filho de Júnior Galvão (Padaria Primor).

O primeiro Nemesio funcionou de 1986 a 2005, sempre como um restaurante self-service para almoço. A nova versão continua, por enquanto, com o mesmo serviço. A casa reformulada recebeu uma ambientação  com bastante madeira, assinada pela arquiteta Viviane Teles, em um resultado limpo, simples e elegante. O amplo salão climatizado ganhou um belo muxarabi – uma "tela" de madeira tipicamente árabe – que o separa do bufê e da cozinha.

Logo à entrada do restaurante, entre candelabros medievais, vê-se quadros que reproduzem fotos históricas do Granada Bar e do antigo Nemesio. História pura. Uma novidade do ambiente foi a construção de um mezanino, bem decorado e aconchegante, com espaço para 30 pessoas. O bar foi ampliado, trabalhado em mármore branco, para servir melhor bebidas variadas, drinques e cafés. Ao todo, o Don Nemesio comporta até 160 pessoas. O ambiente é amplo e arejado.

O cardápio foi assinado pela premiada chef Sônia Benevides – com a ajuda de Pio Morquecho, claro, que faz questão de cuidar pessoalmente das paellas. Pio garantiu os sabores hispânicos através das paellas (valenciana, de bacalhau, negra, e fideos), e de tapas como as tortillas, calamares (anéis de lula à milanesa) e callos à madrileña (a dobradinha espanhola).

Pelo bufê do Don Nemesio pode-se encontrar iguarias como mariscos à provençal, garoupa com legumes ao forno, filé de frango empanado com amêndoas e laranja, polpetone de cordeiro com chutney de tâmaras, camarão do mar, bolinhos de peixe, quiches, mini-pudim de gorgonzola, trouxinha mediterrânea, entre outras. Há também opções em carnes grelhadas, com peixe, carne e frango. O setor de saladas está caprichado, incluindo sementes e grãos para dar um toque exótico.

A intenção é realmente atender a variadas gerações. "Queremos chamar tanto o público tradicional, que acompanha o trabalho de Nemesio há décadas, como um novo público, já que fizemos um bom trabalho de modernização na casa", afirma Diego. Pio Morquecho brinca, e afirma que o restaurante ainda guarda o espaço "boca maldita", como era chamado o setor  onde políticos e jornalistas se reuniam para trocar ideias e informações.

O Restaurante Don Nemesio fica na Av. Rodrigues Alves, 546, Petrópolis. Aberto de domingo a sexta, das 11h30 às 15h.

Postado por: Jean Souza / Com informações Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza