Brasil perdeu R$ 115 bilhões por causa de contrabando em 2015

Setor de cigarro é o mais afetado pelo contrabando. Um terço do mercado brasileiro é dominado por marcas contrabandeadas do Paraguai – Yuriko Nakao / Bloomberg (Foto: Divulgação)

Setor de cigarro é o mais afetado pelo contrabando. Um terço do mercado brasileiro é dominado por marcas contrabandeadas do Paraguai (Foto: Divulgação)

Dados divulgados, nesta quinta-feira, pelo Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro, mostram que as perdas com o contrabando em 2015 atingiram R$ 115 bilhões, um crescimento de 15% ante o ano anterior. Entre as principais razões estão o aumento sucessivo de impostos e a fragilidade das fronteiras.

“O Brasil está perdendo a luta para o contrabando de mercadorias que entram ilegalmente no país, vindas principalmente do Paraguai”, diz o trecho de uma nota divulgada pelos integrantes do Movimento.

Segundo o levantamento, o setor mais afetado atualmente é o de cigarros, cuja carga tributária aumentou 110% entre 2012 e 2015, sem contar os ajustes de impostos praticados por diversos estados. Um terço do mercado brasileiro de tabaco é, hoje, dominado por marcas contrabandeadas do Paraguai.

Diante dessa situação, empresários e representantes de setores afetados decidiram reagir e cobrar do governo “soluções imediatas e efetivas” para o problema do contrabando. Além disso, nesta quarta-feira, Dia Nacional de Combate ao Contrabando, foram realizadas diversas atividades no país para chamar a atenção das autoridades para o problema.

 

O Globo

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza