Gás de cozinha » Rio Grande do Norte

Auxílio-Gás pode atender 1,6 milhão de potiguares

Foto: Agência Brasil

O programa “Gás dos Brasileiros” pode auxiliar 1,6 milhão de potiguares a pagar, a cada dois meses, uma parcela de pelo menos 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg. Os números são do Ministério da Cidadania, que ficará com a missão de gerir os benefícios. O pagamento será feito para as famílias de baixa renda, com até meio salário mínimo, e para grupos familiares com integrante que recebe o benefício de prestação continuada (BPC).

Segundo o Ministério da Cidadania, em nota, o governo federal pretende regulamentar, em até 60 dias, os critérios sobre quem deverá ter acesso ao benefício. Segundo a última pesquisa de preços divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do botijão de gás de cozinha é de R$ 107,9 no Rio Grande do Norte. A inflação acumulada nos últimos 12 meses supera os 40%.

Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, o novo programa ainda depende da liberação de recursos orçamentários da União, e por isso, ainda não tem data para começar. Com isso, a pasta ainda não definiu quais os valores serão repassados para as unidades da federação.

O novo programa é destinado a famílias de baixa renda. Poderão ser beneficiadas aquelas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, ou que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o benefício de prestação continuada (BPC).

Atualmente, segundo dados do Ministério da Cidadania, o Rio Grande do Norte tem 1,6 milhão de pessoas cadastradas no CadÚnico que recebem até meio salário mínimo e outros 28 mil potiguares recebem o benefício de prestação continuada (BPC).

Com duração prevista de cinco anos, o benefício vai ser concedido de forma preferencial para mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Tribuna do Norte


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza