Arborização Urbana, o meio ambiente agradece

Diversas palmeiras não resistiram à falta de água e morreram.

Diversas palmeiras não resistiram à falta de água e morreram.

É sabido que a presença de vegetação nas cidades é de suma importância e, em especial, a de porte arbóreo, e quando esta é frutífera, melhor ainda. No entanto, não as vemos com frequência, seja nos grandes centros ou até mesmo no interior. Currais Novos é um reflexo exatamente disso, só que da não arborização.

No entanto, esta realidade tende a mudar com o passar do tempo, pois, mediante a possibilidade da arborização urbana, utilizando-se as frutíferas, principalmente, permite a produção de alimentos. Fato que tem chamado à atenção de algumas Secretarias de Meio Ambiente nos últimos anos, instigando a vontade da plantação de árvores deste porte, principalmente objetivando auxiliar na alimentação das camadas mais carentes da população.

Segundo o Coordenador de Meio Ambiente do município de Currais Novos, Daniel Gustavo, a cidade há tempos vem se preocupando com esta questão e será realizado um trabalho para o plantio de mudas de caju e tamarindo nos canteiros da cidade, a começar pelo bairro Dr. José Bezerra. O que já mostra um significativo avanço no pensamento da gestão municipal, visto, pois, que faz-se notória a necessidade e relevância dessa produção na Terra da Scheelita, bem como os inúmeros benefícios advindos dessa ação, que há tempos vinha sendo solicitado pela população.

O início dos trabalhos se dará assim que melhorar o período chuvoso, uma vez que durante a estiagem, a Lei de Recursos Hídricos (nº 9.433/97), em seu inciso III, diz que “em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais”. Logo, em virtude do cumprimento desta Lei, muitas palmeiras existentes no município não resistiram à força da seca e morreram. Paralelo ao plantio das frutíferas haverá o replantio destas palmeiras.

Daniel salientou ainda que o sucesso da arborização não depende apenas do planejamento municipal, é necessário o apoio e participação da população, fiscalizando e preservando essas mudas, principalmente quanto aos criadores de animais de grande porte, para não soltá-los em vias públicas.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza