Advogado explica possibilidade de substituição de candidaturas


O advogado Diogo Pignataro, especialista em Direito Eleitoral, explicou que no caso de registros de candidaturas recusados pela Justiça Eleitoral as coligações poderão fazer substituições. O mesmo ainda revelou que há dois casos previstos na resolução 23.373 do Tribunal Superior Eleitoral que prevê a troca dos nomes dos candidatos. “Até outubro poderá ocorrer substituição de candidatos”, disse o advogado.

Sendo assim, a primeira situação de substituição do postulante ao pleito é quando o político desiste. Nesse caso a coligação tem o prazo de 05 dias para apresentar um novo nome. “Mas não é tão simples assim, é preciso que a coligação reúna todos os partidos e defina pela substituição do candidato que renunciou”, destacou.

Logo, o outro caso de substituição ocorre quando o candidato tem o pedido de registro negado, ou seja, indeferido. Nesse caso, a coligação tem prazo de 10 dias para apresentar um novo nome. “Nesses dois casos há possibilidade de substituição, não é algo imutável. Mesmo que a Justiça negue o registro do candidato, a coligação pode apresentar um novo nome”, completou Diogo Pignataro.

Postado por: Jornal Expresso/ Geyse Bárbara

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza