Uma história focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da criança


A Semana Mundial do Aleitamento Materno faz parte de uma história focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da criança. A mesma inicia hoje (1º) e vai até a próxima terça-feira (7) em mais de 170 países. O objetivo, de acordo com a OMS, é estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo.

A data comemora a assinatura do documento chamado de “Declaração de Innocenti”, em agosto de 1990, por diversos países. Entre as metas apresentados estão: estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação, implementação dos "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades, e adotar uma legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

A OMS argumenta que o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido os nutrientes necessários para uma vida saudável. A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os 6 meses e, depois disso, ele seja associado a outros alimentos até que a criança complete 2 anos ou mais.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País, bem como na elaboração e distribuição de cartazes e folders. A campanha tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

Postado por: Jornal Expresso/ Geyse Bárbara

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza