Acari recebe o primeiro Marco da Paz do Nordeste

O Monumento Marco da Paz é formado por um arco e um sino, símbolos que marcaram o fim de um período difícil para milhares de pessoas.

O Monumento Marco da Paz é formado por um arco e um sino, símbolos que marcaram o fim de um período difícil para milhares de pessoas.

Acari é a primeira cidade do nordeste brasileiro a receber o Monumento Marco da Paz. A solenidade de inauguração, na sexta-feira (8), contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do Prefeito de Acari, Isaias Cabral, do Pe. Flávio Medeiros, Pe. Costa, Monsenhor Raimundo, do criador Gaetano Brancati Luigi e do casal Valdemir dos Santos e Edna Galvão.

A escolha de Acari para receber o marco foi articulada pelo casal Valdemir dos Santos e Edna Galvão. Durante uma viagem ao Vaticano os dois conheceram o criador do monumento, o italiano Gaetano Brancati Luigi. Ao saber da história decidiram construir o símbolo da paz no Seridó potiguar. “Estamos felizes e emocionados que aquele encontro, que aconteceu por acaso, tenha resultado em algo tão bonito, em um lugar que é importante para nós e que pode levar esperança para o mundo que vive dias de discórdia e guerras”, disse Edna Galvão.

A governadora elogiou o gesto. “Fico feliz que o povo de Acari, abençoado por Nossa Senhora da Guia, agora tenha também um símbolo da paz, paz que começa dentro de nós, paz que independe de riqueza e poder, paz que vem de Deus, é isso que queremos para nós”, declarou.

O Monumento Marco da Paz é formado por um arco e um sino, símbolos que marcaram o fim de um período difícil para milhares de pessoas como italiano Gaetano Brancati Luigi. Luigi, como prefere ser chamado, viveu as dificuldades da 2ª Guerra Mundial quando tinha apenas 8 anos. O pai dele lutou durante o conflito. Ele conta que durante esse período a família enfrentou frio, fome e solidão, o que causou a todos um grande sofrimento.

Por isso o momento em que os sinos soaram anunciando o fim da Guerra encheu a todos de esperança. “Não esqueço o som que os sinos fizeram ao fim da Guerra, era o fim de dias de dor e medo”, relata. A partir disso Luigi sentiu-se motivado a contribuir de alguma maneira pela paz mundial até que surgiu a ideia de construir algo que lembrasse a todos o valor de viver em paz.

A família emigrou para América, primeiro para Argentina e depois para o Brasil, mas a vontade do italiano permanecia intacta. Até que em 1999 finalmente o primeiro Marco da Paz foi erguido com apoio da Associação Comercial de São Paulo.

Agora são 17 Monumentos da Paz espalhados por 6 países. E mais de 7 mil miniaturas distribuídas entre personalidades do Brasil e do mundo como o Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza