Direitos Humanos: Governo empossa membros de comitê de atenção a refugiados

Foto: Divulgação/Ascom

Com o objetivo de apoiar e monitorar as políticas públicas destinadas aos migrantes, refugiados e apátridas que estejam vivendo no Rio Grande do Norte, centrado na política de direitos humanos promovida pelo Governo do Estado, a governadora Fátima Bezerra acompanhada do vice-governador Antenor Roberto empossou na manhã desta terça-feira (18) os membros do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (Ceram-RN), no auditório da governadoria.

O comitê foi instituído por meio do decreto nº 29.418, publicado no dia 27 de dezembro de 2019, e conta com 15 membros titulares e 15 suplentes, sendo 20 titulares e suplentes de órgãos ligados ao Governo do Estado e os outros dez representando organizações da sociedade civil.

De acordo com a governadora, “Estamos lidando com vidas que exige do poder pública seriedade e é nesse contexto que o comitê irá atuar para garantir direitos, dignidade e cidadania a pessoas que saíram da sua terra natal por diversos motivos. Esse comitê é muito importante, pois irá desenvolver ações e políticas públicas para atender as demandas e os diretos. É preciso que não percamos o sentimento de solidariedade, o Governo do Estado por meio dos nossos membros está comprometido e empenhado para fazer um bom trabalho apoiando, monitorando e prestando serviços nas áreas essenciais como a saúde, educação, moradia e assistência social. Em tempo de polarização temos que olhar para o próximo”, enfatizou Fátima Bezerra.

A solenidade teve início com uma aula de “Direitos Humanos e os Tratados Internacionais de proteção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes” ministrada pelos professores de direito da UFRN Jahyr Bichara e Thiago Moreira, que também são membros do Ceram-RN.

Para o presidente do Ceram-RN, o assessor da PGE Thales Dantas, “Nosso trabalho começou no ano passado desde que iniciamos a construção do decreto e a criação de um comitê diversificado visando atender todas as demandas. O escopo da entidade também contempla a divulgação dos direitos dessas pessoas por meios dos órgãos do estado e do município com apoio das entidades da sociedade civil. O imediatismo do Governo em criar esse comitê irá garantir políticas públicas e os diretos dos estrangeiros que estão em situação de vulnerabilidade”, afirmou Dantas.

O comitê deve atuar em prol da acolhida humanitária aos grupos, prevenindo e repudiando a xenofobia, o racismo ou qualquer outra forma de violência, além de cooperar com a regularização das pessoas e de suas famílias para dar acesso aos serviços públicos e à inclusão social, laboral e produtiva.

Segundo o presidente da Associação dos Imigrantes Mulçumanos (Asirn), Muhamad Taufik, “Gostaria de parabenizar a iniciativa da governadora com esse olhar sobre a questão dos migrantes. Por anos não encontramos abertura para dialogar com o governo. Pessoalmente estou confiante que o comitê irá trabalhar para que os estrangeiros possam ser inseridos na sociedade. Também estamos viabilizando uma parceria com a UFRN para ofertar um curso de português para os estrangeiros, assim poderão ser inseridos no mercado de trabalho”, informou Taufik.

O Ceram-RN será coordenado, com suporte logístico, operacional e administrativo, pelas secretarias de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) e do Trabalho, da Assistência Social e da Habitação (Sethas), com a participação da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), da Saúde Pública (Sesap), da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e do Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), da Universidade do Estado do RN (UERN), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-RN).

A secretária das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eveline Guerra, destaca que “É a primeira vez que o Governo do Estado cria um comitê voltado para os refugiados, apátridas e migrantes. Estamos presentes no comitê com a participação de seis secretarias e quatro instituições para trabalhar e garantir a cidadania e inclusão dessas pessoas na sociedade. Assim venceremos o racismo, preconceito e a xenofobia”.

Também fazem parte do comitê representantes da sociedade civil como a Cáritas (Arquidiocese de Natal), o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, a Associação de Solidariedade aos Imigrantes do RN (ASIRN) e a Associação Beneficente Muçulmana do RN (ABMRN), além da Universidade Federal do RN (UFRN).

Participaram do evento as secretárias de Estado Iris Maria de Oliveira (Trabalho, da Habitação e da Assistência Social), Eveline Guerra (das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos), o secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli, representantes da sociedade civil e dos órgãos do comitê.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza