“É preciso fomentar a cultura de paz nas escolas”, ressalta Francisco do PT, em audiência promovida pelo seu mandato

“Realizamos esse debate com a compreensão de que, apesar das inúmeras manifestações de violência presentes no ambiente escolar, é possível construir uma convivência que supere a violência, sendo alicerçada no respeito a vida, a solidariedade, o diálogo e a tolerância”, declarou Francisco do PT ao abrir a audiência pública “Paz nas escolas: pelo combate à violência nas redes pública e privada de ensino”. O evento foi realizado nesta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa do RN.

De acordo com o deputado estadual Francisco do PT, a audiência foi realizada em atendimento a demanda apresentada por diversos segmentos, tais como movimentos estudantis e educadores. “Esse debate acontece justamente após a sanção da lei, de nossa autoria, que cria a Escola Democratica, projeto que garante a liberdade de expressão na comunidade escolar”, acrescentou.

Francisco do PT, propositor da audiência, trouxe dados que revelam a incidência de violência nas escolas em todo o país. O parlamentar citou números de uma pesquisa do Instituto Nacional Anísio Teixeira, de 2015, onde aponta que 2,5% dos educadores pesquisados relataram casos de atentados a vida, e que a percepção de diretores e educadores sobre a ocorrência de violência física ou verbal chega a mais de 50%. Já o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2017, cita que 447 educadores no RN relataram casos de alunos portando facas ou canivetes no ambiente escolar, e outros 89 presenciaram arma de fogo.

“Diante dessa realidade em todo o Brasil nos últimos anos de crescimento nos índices de violência no ambiente escolar é preciso fomentar a cultura de paz nas escolas, construída a partir da soma de esforços de todas e todos”, ressaltou Francisco ao comentar a existência da Lei Paz nas Escolas, de autoria do então deputado estadual Fernando Mineiro, para atuar na prevenção e no controle da violência nas escolas.

Presentes na mesa de abertura, o juiz Jarbas Bezerra, que coordena o Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC); a professora Socorro Batista, da Secretaria Estadual de Educação; João Maria Mendonça, coordenador do Núcleo de Educação para Paz e Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Educação; Gesaias Ciríaco, coordenador de Programas de Cidadania da Sesed; José Teixeira, coordenador do SINTE-RN; e Joás Ferreira, diretor da 1ª Direc. Antes dos debates alunos de escolas públicas fizeram apresentações culturais.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza