Filme conta história de baronesa abolicionista no interior do RN no século 19

Obra “A baronesa de Serra Branca” será lançada até abril desse ano e conta com artistas do Alto Oeste do estado.

Um filme potiguar que será lançado até meados de abril desse ano, reconta a história de um casal abolicionista que viveu na cidade de Assu, no Alto Oeste potiguar, durante o século XIX. Valorizando os artistas locais, o longa-metragem tem como protagonistas o mister da cidade e uma professora de música.

Segundo o produtor da obra “A baronesa de Serra Branca”, Paulo Sérgio de Sá Leitão, o barão Felipe Neri de Carvalho Silva e a baronesa Belisária Lins Wanderley marcaram a história do Rio Grande do Norte por terem dado liberdade aos seus escravos em 1885, antes da validação da lei Áurea, que acabou com a mão de obra escrava no Brasil em 1888. Na ocasião, a baronesa serviu os escravos com um banquete para comemorar o feito.

“Apesar do casal ser dono de escravos, eles eram abolicionistas. Nas pesquisas que fiz, eles tratavam os escravos de maneira diferenciada”, disse o produtor, que desde 2015 teve a ideia de reproduzir a história na telona.

O filme também relata os momentos de solidão da Baronesa, que após perder o seu único filho e o esposo, passa os últimos anos de vida sozinha em seu casarão, morrendo aos 95 anos.

A equipe técnica e atores do longa é composta por pessoas da região. A baronesa é interpretada por Josyanne Talita, de 27 anos, que é professora de música e teve nessa produção sua primeira experiência como atriz. “Foi uma responsabilidade muito grande que recebi. Mas todos tiveram paciência e foram no meu tempo, aí fiquei mais confiante a à vontade”, disse ela.

Já Alyson Santos, de 32 anos, é o atual mister de Assu e faz o papel do barão. “Já tenho experiência em peças teatrais, mas foi um grande desafio fazer esse persongem histórico”, relata o ator.

A baronesa de Serra Branca conta ainda com a participação de poetas, seresteiros e grupos de capoeira e dança africana. O financiamento da obra foi através da própria equipe que compõe o filme e contribuição de parceiros.

“Nosso objetivo é lançar o filme no Cine Teatro de Assu e inscrever a obra em festivais”, completa o produtor. Confira abaixo imagens do longa.

 

G1

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza