“Homens que se exercitam têm menos chances de desenvolver o câncer de próstata”, afirma urologista

Celebrado em 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate do Câncer de Próstata chama atenção para um problema que atinge milhares de brasileiros. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que 61,2 mil casos da doença tenham sido registrados no país no ano passado – o que corresponde a 28,6% de todos os quadros de câncer em homens.

A detecção precoce do câncer é muito importante para a conservação da saúde masculina, mas o que nem todos sabem é que existem hábitos simples do dia a dia que podem diminuir as chances do desenvolvimento da doença. Um bom exemplo é a prática regular de exercícios físicos, indicada especialmente aos idosos, já que as chances de incidência aumentam com o avanço da idade.

“Pacientes que fazem exercícios regularmente e são adeptos de uma dieta rica em fibra e pobre em gorduras têm menos chances de desenvolver a patologia”, afirma o Dr. Ying Li Chiang, coordenador de Urologia do Hospital San Paolo, da Zona Norte de São Paulo (SP). “Isso ocorre porque a atividade física diminui a produção de substâncias inflamatórias e ainda estimula a resposta imunológica”, acrescenta. Quanto maior a frequência de exercícios, menor a probabilidade de apresentar a doença.

Tão importantes quanto os exercícios físicos, os exames preventivos também devem fazer parte da rotina masculina, já que o câncer de próstata, em sua fase inicial, não apresenta qualquer sintoma. A doença pode ser detectada por meio de métodos como o exame de sangue chamado Antígeno Prostático Específico (PSA), o toque retal e a biópsia da próstata com ultrassom transretal.

“No geral, homens a partir dos 50 anos devem começar a fazer os exames. Já para aqueles que se enquadram em fatores de risco – como os que têm histórico familiar, consomem bebidas alcoólicas e tabaco, são negros, obesos e possuem dieta rica em gorduras –, a idade recomendada é 45 anos”, finaliza o urologista do Hospital San Paolo.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza