Indústria da construção potiguar suaviza desaceleração em novembro

Homem trabalhando em construção civil.

Homem trabalhando em construção civil.

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que no mês de novembro a atividade do setor no Rio Grande do Norte voltou a cair, embora em menor intensidade do que no levantamento de outubro, e ficou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete initerruptamente desde fevereiro de 2013. Em virtude do menor dinamismo da atividade, o número de empregados também caiu, comportamento que vem sendo observado desde outubro de 2013.

Com a suavização da queda na atividade, o nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO) logrou aumentar de 47% para 49%, coincidindo com a UCO de novembro de 2015. Em dezembro, as expectativas dos empresários em relação aos próximos seis meses tornaram-se mais pessimistas em todos os aspectos avaliados a saber, nível de atividade, compra de insumos e matéria-prima, novos empreendimentos e serviços e número de empregados. Já a intenção de investimento voltou a subir – aumento de 4,6 pontos na comparação com novembro e 1,3 pontos acima do índice de dezembro de 2015, mas ainda muito aquém da média histórica.

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 16/12 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram estabilidade na utilização da capacidade de operação (UCO), enquanto no RN o índice cresceu.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza