Casa da família de Dilma em Uberaba recebe título de patrimônio histórico

 

 

Uma casa da família da presidente Dilma Rousseff em Uberaba, a 494 quilômetros de Belo Horizonte, foi declarada patrimônio histórico.

O processo, que começou com a declaração de utilidade pública do imóvel, foi oficializado com o decreto de tombamento assinado pelo prefeito Paulo Piau (PMDB). O local deve ser transformado em um memorial. O valor da desapropriação do imóvel está sendo discutido com a família da presidente.

Localizada no centro histórico da cidade, a casa foi construída pelo avô de Dilma Odilon Silva em 1938, conforme relatório do Conphau (Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba).

A mãe da presidente, Dilma Silva, morou lá até a juventude e foi na cidade mineira que ela conheceu o pai da petista, Pedro Rousseff. Dilma nunca morou no imóvel, mas ele foi declarado de interesse histórico porque na infância a presidente e a família ficavam na casa quando viajavam à cidade.

A alegação oficial é que o local deveria ser tombado para preservar a memória e o valor histórico da família, que morou na casa até 1951.

Líder do PC do B –aliado histórico do PT– na cidade mineira, a presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra de Oliveira, disse que o imóvel está abandonado e em condições precárias. Por isso, foi fechado para evitar a ação de vândalos.

De acordo com Sumayra, ainda não está definido o valor da desapropriação do imóvel, o que está sendo negociado com a família de Dilma. A presidente da fundação disse que os contatos estão sendo feitos com Mauro Silva, tio de Dilma, que mora na capital mineira. A Folha não conseguiu ouvi-lo ontem.

O objetivo da Prefeitura de Uberaba é restaurar o imóvel para instalar no local um memorial dos presidentes brasileiros e um centro de cultura política. Paulo Piaui, o atual prefeito e ex-deputado federal, elegeu-se em 2012 ao vencer o deputado estadual Antonio Lerin (PSB).

Ambos disputaram o apoio de Dilma durante a campanha, com o argumento de que seus partidos faziam parte da base aliada da petista. Ainda não há definição sobre o total dos custos do projeto –a ideia é captar recursos junto ao Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e ao Ministério da Cultura para a restauração do imóvel.

Postado por: Eduardo Bezerra

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza