Mais uma prefeita do RN poderá enfrentar processo de impeachment

Prefeita de Galinhos poderá ser afastada do cargo (Foto: Josivan Dantas)

Prefeita de Galinhos poderá ser afastada do cargo (Foto: Josivan Dantas)

O juiz Ricardo Augusto de Medeiros Moura, da comarca de São Bento do Norte, negou pedido de liminar requerido pela prefeita de Galinhos Josineide Cunha de Medeiros (processo número- 0100219-47.2016.8.20.0157). Na condição de investigada pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal da cidade, a gestora tentava suspender o tramite processual da CEI e o julgamento que pode resultar no seu afastamento do cargo. A acusação que pesa contra a prefeita é a de que teria emitido 30 cheques sem fundo, descobertos após denúncia feita por moradora da cidade. O afastamento da prefeita Josineide será votado pelos vereadores de Galinhos no próximo dia 16 de maio, às 10 horas, no plenário da Câmara de Vereadores do Município.

A denúncia que pode culminar com o afastamento da prefeita de Galinhos foi feita pela moradora Andreia Maria Chaves Pimentel e chegou à Câmara de Vereadores com uma cópia anexada de um cheque devolvido por insuficiência de fundos. O presidente da Câmara, vereador Afrânio Reis (PR), solicitou ao Banco do Brasil cópias de cheques da prefeitura devolvidos pelo mesmo motivo. A surpresa veio quando o banco informou que já eram 30 os cheques sem fundos emitidos pela administração municipal, assinados pela prefeita Josineide Cunha de Medeiros e o tesoureiro Ricardo Araújo. A CEI é composta pelos vereadores Alexandre Wendel de Lima Ribeiro (PMDB), Márcio André da Silva Vale (PSB) e Vanuelbe Lima da rocha (PTB).

Esposa do ex-prefeito e atual tesoureiro Ricardo Araújo, a prefeita Joseneide Cunha de Medeiros vem sofrendo grande desgaste em sua administração. Também pesam contra a prefeita acusações, apuradas em outras CEIs, uma sobre o recolhimento e não repasse do INSS dos servidores e outra sobre o paradeiro da ambulância da cidade, que ninguém consegue localizar. A população e os vereadores apontam descaso administrativo, denuncia falta de aulas, ausência de transporte escolar, escolas sem estruturas e a merenda de péssima qualidade. Na Saúde, reclamam a falta de medicamento e de consultas com especialistas. A precariedade da iluminação e constantes atrasos nos salários dos servidores também são reclamações da oposição, que espera obter sucesso na votação com afastamento da prefeita.

Outros processos de Impeachment

No ano passado, o prefeito de Alexandria, Ney Rossado, foi cassado pela Câmara, devido a processos de improbidade administrativa. Foi o primeiro gestor potiguar a sofrer o processo de impedimento deflagrado pelo legislativo municipal.

Em Natal, o PSOL tentou emplacar a abertura de processo de impeachment contra o prefeito Carlos Eduardo (PDT). No entanto, a Câmara Municipal rejeitou, na última terça-feira (3), a abertura da investigação por 18 votos a 7.

PortalNoAr

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza