Monsenhor João Agripino será sepultado nesta quinta-feira (11) em São João do Sabugi/RN

Corpo do Monsenhor João Agripino é velado em São João do Sabugi – (FOTO: Dercilio Morais)

Corpo do Monsenhor João Agripino é velado em São João do Sabugi – (FOTO: Dercilio Morais)

Em São João do Sabugi RN, os sabugienses vivenciam os ritos fúnebres que antecedem o sepultamento do Monsenhor João Agripino Dantas, de 91 anos de idade e 65 anos de sacerdócio. O badalar do sino em repique fúnebre anunciou a partida do sacerdote logo que sua morte foi confirmada. A bandeira do santo padroeiro São João Batista está hasteada com sinal de luto.

Na sua residência após sua morte, as pessoas presentes rezaram o terço e ontem a noite novamente o terço foi rezado antes da missa das 21h. O velório prossegue na Igreja Matriz e foi rezado Ofício dos Mortos as 23hs. Hoje quinta-feira (11), será celebrada missa as 9hs com presença já confirmada de várias autoridades eclesiásticas, entre elas o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos.

O Monsenhor João Agripino será sepultado na Igreja Matriz de São João Batista, ao lado do altar de Santa Teresinha. O sacerdote por muitos anos foi capelão da Igreja de Santa Teresinha – do Educandário Santa Teresinha de Caicó. Ele foi pároco em Serra Negra do Norte, atendendo aquele município, além de São João do Sabugi, e Ipueira. Em 1996, foi criada a Paróquia de São João Batista em São João do Sabugi e o Monsenhor Agripino foi o primeiro pároco, passando a residir naquela cidade em 1997, onde permaneceu até atender este último chamado de Deus.

Ano passado o Monsenhor João Agripino, que desde 2000 era Pároco Emérito da Paróquia de São João Batista, recebeu da UFRN o título de Professor Emérito, em homenagem aos seus serviços prestados àquela instituição como exímio professor, que contribuiu de forma excepcional para o avanço da Educação e consequentemente do desenvolvimento no Seridó. Monsenhor João Agripino era natural de Cruzeta RN, filho de João Batista Dantas e Maria Margarida Dantas. Ele tinha somente duas irmãs, já falecidas: Irmã Estanislava e Irmã Olímpia, ambas freiras da Congregação Amor Divino.

Permanece eternizada na memória dos sabugienses a história de vida de Monsenhor Agripino, história também preservada no Memorial João Agripino Dantas que funciona desde 2010.

Anna Jailma

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza